Saiba mais sobre a derrocagem

Tira suas dúvidas:

 
O que?

A Portos do Paraná vai remover um pequeno pedaço do maciço rochoso – um volume de 22,3 mil m³ - das formações conhecidas como a “Pedra da Palangana”. O complexo todo tem mais de 200 mil metros cúbicos. Portanto, a ação atinge apenas 12% da pedra. Tecnicamente chamada de derrocagem, a obra é aguardada há anos por toda a comunidade portuária.

 
Quem?

Obra e projeto são desenvolvidos pela DTA Engenharia e Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda.

 
Como?

O licenciamento ambiental já foi emitido pelo IBAMA (inserido na licença de instalação 1144/2016, da dragagem de aprofundamento de 2017). O projeto executivo para a remoção está pronto. Os programas de monitoramento já estão em andamento e a comunicação com a comunidade segue. A obra tem total transparência. 

 
Onde?

A formação fica submersa na região do Porto de Paranaguá, e está localizada na área de manobra, no extremo leste do cais, limitando a capacidade e o tráfego dos navios na entrada da baía. É, atualmente, um obstáculo para a navegação no porto paranaense.

 
Por quê?

As rochas limitam a profundidade na entrada da baía. A profundidade atual, no trecho mais crítico, é inferior a 12 metros. A execução desta obra permitirá o aprofundamento do canal de acesso principal, na região do maciço rochoso das Palanganas, compatibilizando com as profundidades obtidas na dragagem de aprofundamento – em torno de 14 metros.

A remoção, além de minimizar os riscos de acidentes que podem impactar diretamente no Meio Ambiente e trazer mais segurança na navegação local, dará condição para receber navios maiores, mais capacidade operacional, o que impacta diretamente na movimentação e na economia como um todo.

 
Como assim beneficia a economia?

Mais de 44% de todos os empregos da região estão ligados, direta ou indiretamente, aos portos. Além disso, a arrecadação dos municípios de Paranaguá e Antonina têm como base os impostos pagos pelas empresas que atuam no setor. Por isso, o porto precisa se manter competitivo para manter a atividade aquecida, conservar estes postos de trabalho e gerar ainda mais oportunidades.

 
Ganho operacional?
 
O que mais?
 
Conte mais sobre a obra!
 
E como fica a operação?

Nos momentos em que a ação estiver ocorrendo dentro do limite do canal de navegação, o mesmo estará obstruído pelos equipamentos e a passagem de embarcações estará impedida. Nesta situação, para permitir as manobras dos navios na região, haverá a suspensão das operações de derrocamento dentro do canal, considerando uma janela diária para as manobras: entre as 4 horas antecedentes à preamar, estendida até 2 horas após a preamar (total de 6 horas).

Adicionalmente, parte do fluxo de navios será feito pelo canal de acesso alternativo, o Surdinho, que já recebe nova sinalização náutica. Graças a dragagem realizada no ano passado, o trecho conta hoje com calado de 12 metros e garante a segurança na entrada e saída de navios de grande porte.

 
 EM DETALHES, VAI FUNCIONAR ASSIM:

1) Primeiro, um grupo de observadores procuram animais na superfície. Enquanto isso, um grupo de mergulhadores verificas e existem peixes ou outros animais marinhos na área da detonação.

2) Em seguida, com um dispositivo que emite vibrações sonoras, repelemos animais para fora da área de impacto das detonações.

3) O próximo passo é a instalação de uma cortina de bolhas, que reduz o impacto da detonação e impede a reaproximação dos animais.

4) Antes da detonação, os mergulhadores se distribuem para verificação completa da área.

5) Na sequência, uma barcaça se posiciona em cima das rochas e deposita os explosivos nos furos já realizados pelos perfuradores.

6) A detonação dos explosivos acontece.

7) Depois da explosão, uma draga mecânica equipada com guindaste e grab (concha) ou escavadeira recolhem os pedaços menores das rochas e os depositam em uma barcaça com cisterna.

8) Já em terra, as rochas serão recicladas através de britagem e doadas para as prefeituras de municípios da região.

Desde a contratação até 1 ano após a conclusão da obra, todo o procedimento tem um monitoramento ambiental especializado, que inclui também programas de controle ambiental.

 

Fato x Fake

Fato x Fake

Confira aqui os materiais sobre a obra:

Folder (Maio 21)

Folder (Agosto 21)

Boletins Diários

Anúncios 1 (28 e 30/08/2021): Folha do Litoral / JB

Histórico do processo

 Cronograma da Obra

 

Cronograma

***As datas poderão sofrer alterações devido a intercorrências operacionais, climáticas e ambientais. FAÇA O DOWNLOAD DO CRONOGRAMA!

Mapa - Confira aqui a indicação dos locais da obra:

 

Mapa

Clique aqui para baixar em PDF -  Mapa  

 

 

Matérias sobre a Derrocagem:

NOTA - Atualização das Atividades da Derrocagem (11/01/2024)

Comunicado – atualização do cronograma das obras de derrocagem (21/12/2023)

Novo comunicado de atualização (24/05/2022)

Comunicado: Atualização no cronograma das obras da derrocagem (03/05/2022)

Comunicado - Portos do Paraná atualiza o andamento da obra da derrocagem (08/04/2022)

NOTA - Atualização do cronograma das Atividades da Derrocagem (20/01/2022)

COMUNICADO : atualização (01/12/2021)

Etapa de detonação de rochas no canal de acesso do Porto de Paranaguá é concluída (01/12/2021)

Em nova decisão, TRF4 confirma regularidade da dragagem das pedras da Palangana (24/11/2021)

Nota: Atualização das atividades da derrocagem (05/11/2021)

Portos do Paraná inicia a etapa de remoção de rochas da Pedra da Palangana (19/10/2021)

Nota: Portos do Paraná define janela de navegação para atividades portuárias no canal de acesso, em continuidade à obra de derrocamento (14/10/2021)

Secretário Nacional de Portos acompanha atividades da obra de Derrocagem em Paranaguá (28/09/2021)

Nota: Últimas informações sobre a derrocagem (24/09/2021)

COMUNICADO: Atualizado cronograma da Derrocagem (17/09/2021)

Portos do Paraná mantém unidade móvel de prontidão para atender animais durante derrocagem (09/09/2021)

Nota: Dia 1 da Derrocagem (06/09/2021)

Comunicado público: nova atualização do cronograma detalhado (02/09/2021)

Comunicado público: atualizado cronograma da dragagem por derrocamento (01/09/2021)

Porto explica detalhes da obra de derrocagem a comunidades das ilhas (26/08/2021)

Comunicado oficial - adiamento (26/08/2021)

Portos do Paraná retoma comunicação e demais procedimentos para derrocagem (20/08/2021)

TRF 4 dá vitória para Porto em decisão sobre as pedras da Palangana (13/08/2021)

Justiça reforma liminar envolvendo derrocagem do Porto de Paranaguá (01/07/2021)

Derrocagem trará segurança para navegação e meio ambiente no Litoral (10/06/2021)

Portos do Paraná avança no projeto executivo para a obra de derrocagem (23/11/2020)

Portos lançam edital para obra de derrocagem (22/05/2019)