NOTA: Atualização sobre as atividades de derrocagem 14/10/2021 - 17:10

Portos do Paraná define janela de navegação para atividades portuárias no canal de acesso, em continuidade à obra de derrocamento

A Portos do Paraná informa que a partir de amanhã, sexta-feira (15/10), a navegação pelo canal de acesso aos portos do Paraná ficará limitada a uma janela de seis horas, por dia. Interdições programadas para um período de 18 horas diárias serão necessárias para garantir a continuidade  da obra de derrocagem da Pedra da Palangana.

A medida se aplica apenas às embarcações envolvidas nas atividades portuárias. As demais embarcações (de pequeno porte, de pesca, transporte ou passeio) devem seguir atentas aos avisos sonoros e boias de sinalização (amarelas) da obra, durante as detonações, como já vem sendo feito desde o início.

Como opção à comunidade portuária, enquanto durarem as interrupções, a passagem pelo Canal do Surdinho estará liberada, sem restrições de horário, desde que atendidas as condicionantes de segurança na navegação pelo local.

Como explica a Diretoria de Engenharia e Manutenção, pelo menos até o próximo dia 07 de novembro, as atividades de perfuração e detonação serão realizadas nas porções mais internas e centrais do canal de navegação - AD01-B e AD03 (definidas no mapa) – onde a balsa de perfuração deverá permanecer posicionada.

O deslocamento da balsa utilizada na obra também vai respeitar a janela diária de seis horas: quatro horas antes da preamar (maré cheia) até duas horas após a preamar. É nesse período que a navegação pelo canal de acesso estará liberada.

As detonações serão feitas entre 7h e 14h, em horários variáveis, de acordo com as previsões de maré.

Na página inicial do site da Portos do Paraná: www.portosdoparana.pr.gov.br/Pagina/Saiba-mais-sobre-derrocagem é possível ter acesso ao cronograma com a previsão inicial de horários das janelas para passagem dos navios e de execução da obra. Lembramos, porém, que a obra também depende de condições climáticas, ambientais e operacionais que podem ocasionar novas alterações no cronograma.

Reafirmando o compromisso em seguir comunicando a população durante todo o andamento da obra, seguimos mantendo os canais oficiais da Portos do Paraná permanentemente atualizados.