COMUNICADO: atualizado o cronograma da derrocagem 02/09/2021 - 16:42

Reafirmando o compromisso que a Portos do Paraná possui junto à comunidade em geral, em consonância com as orientações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Portos do Paraná informa que o início da obra de derrocagem das Pedras da Palangana foi reagendado.

Para garantir transparência e um prazo maior de informação e detalhamento à comunidade em geral, a empresa pública comunica que o início da atividade foi reprogramado para às 16h, da próxima segunda-feira, dia 06/09/2021. Os acionamentos ocorrerão no período diurno e podem variar entre 15h e 17h, a depender de condições climáticas, ambientais e operacionais.

O cronograma foi novamente atualizado na página da derrocagem, hospedada do site da Portos do Paraná:

http://www.portosdoparana.pr.gov.br/Pagina/Saiba-mais-sobre-derrocagem

No local também foi disponibilizado um mapa indicando com exatidão os pontos do maciço onde ocorrerá a obra da derrocagem. O complexo conhecido como “Pedra da Palangana” está localizado no canal principal de navegação e acesso ao Porto de Paranaguá, à leste do cais.

A Portos do Paraná reforça que nesta obra serão removidas seis partes de pontos mais rasos do maciço de rochas, somando 22,3 mil metros cúbicos das formações rochosas, o que corresponde a 12% do total da Pedra da Palangana.

A ação está licenciada e autorizada pelo Ibama por meio da Licença de Instalação nº 1144/2016, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do porto de Paranaguá.

A obra será executada pelo consórcio formado pelas empresas Boskalis, Fabio- Bruno, SLI e DEC, contratado por meio do Processo Licitatório nº 01/2020.

A empresa pública manterá os canais oficiais da Portos do Paraná permanentemente atualizados, durante toda a obra.