NOTA - Atualização do cronograma das Atividades da Derrocagem 20/01/2022 - 17:27

A Portos do Paraná informa que o cronograma das atividades da derrocagem de porções das Pedras Palanganas foi atualizado nesta quinta-feira (20). A obra, que atualmente está nas duas etapas finais – remoção e beneficiamento do material rochoso – tem nova previsão para ser concluída até o dia 21 de fevereiro.

Tanto a remoção quanto o beneficiamento das rochas removidas do fundo do mar começaram no final de outubro. A remoção deve seguir até o dia 12 de fevereiro. Já o beneficiamento segue até dia 21.

A atualização já está disponível na página inicial do site da Portos do Paraná www.portosdoparana.pr.gov.br/Pagina/Saiba-mais-sobre-derrocagem, onde o mapa com a localização das porções em obras também está disponível para consulta.

As etapas de perfuração e desmonte das rochas foram finalizadas em todas as áreas previstas, já no último mês de dezembro. Porém, que durante a etapa de remoção, podem ser revelados pontos onde a rocha tenha resistido ao impacto das detonações, pelas características particulares da formação rochosa.

Nesses casos, se houver necessidade, serão realizadas detonações pontuais, de pequena proporção. Por isso, a balsa de perfuração e desmonte e a equipe seguem na obra.

Os programas de monitoramento ambiental continuam ocorrendo,  de acordo com as orientações do órgão ambiental licenciador. A obra está licenciada e autorizada pelo Ibama por meio da Licença de Instalação nº 1144/2016, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do porto de Paranaguá. O consórcio formado pelas empresas Boskalis, Fabio-Bruno, SLI e DEC, foi contratado por meio do Processo Licitatório nº 01/2020.

Reafirmamos o compromisso em seguir comunicando a população durante todo o andamento da obra. Para isso, mantemos os canais oficiais da Portos do Paraná permanentemente atualizados, incluindo os grupos de whatsapp que foram criados para atualizar sobre o andamento das obras, e do seguinte endereço eletrônico:http://www.portosdoparana.pr.gov.br/Pagina/Saiba-mais-sobre-derrocagem.