Orgulho de ser Portos do Paraná

logo Orgulho de ser

A Portos do Paraná iniciou um projeto de alinhamento e revisão dos modelos de gestão e governança. Juntos, vamos nos adequar às melhores práticas vigentes, à Lei 13.303/2016 e demais normas e orientações que regem a atuação das empresas públicas brasileiras.

Objetivos do Projeto

Para atingir a visão de ser reconhecida como a "Autoridade Portuária referência em sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, eficiência, competitividade e integridade, de forma a tornar os Portos do Paraná os melhores portos do Brasil",  este projeto busca revisar e otimizar a gestão interna em diversas frentes: uma estrutura organizacional realinhada, um novo modelo de governança corporativa, processos mapeados, otimizados e com indicadores e metas, o aprimoramento das políticas de gestão de pessoas, da gestão do desempenho institucional, setorial e individual, da sistemática de desenvolvimento e aprendizagem baseada em competências, além do próprio processo de gestão da mudança.

Desta forma, buscamos estabelecer, em uma construção participativa: com funcionários e o Instituto Publix (www.institutopublix.com.br), as bases para o processo de mudança de forma estruturada e que privilegie o crescimento ordenado, a eficiência operacional e a convergência de esforços de todos os envolvidos.

Etapas do Projeto

Etapas Publix

Benefícios Esperados

• Obter uma estrutura organizacional mais integrada, coesa e visando ao futuro da empresa;

• Fortalecer os mecanismos de transparência e prestação de contas aos stakeholders, facilitando as relações com potenciais parceiros nacionais e internacionais;

• Aprimorar a gestão de resultados com indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação, favorecendo o crescimento sustentado da operação portuária;

• Otimizar processos de gestão e processos operacionais, com melhores fluxos, controles e permitindo sua futura automação;
  • Alinhar a força de trabalho com os critérios de crescimento profissional e reconhecimento pautados pelo mérito, assim como mapear e estruturar o desenvolvimento das competências dos colaboradores com Trilhas de Aprendizagem;

• Impulsionar as bases para um crescimento sustentável, contribuindo para o objetivo de se tornar o melhor porto do Brasil.

Perguntas Frequentes

Pode-se esperar  o fortalecimento das sistemáticas de gestão e governança, do monitoramento de resultados e da gestão de pessoas, assim como uma oportunidade para aqueles que se encontram em final de carreira terem interessantes  benefícios de um Plano de Desligamento Incentivado - PDI.

Em cada etapa, representantes dos diversos setores serão convocados, oportunamente, para participarem com contribuições em cada tema específico

A implantação de cada etapa ocorrerá gradualmente, ao longo do projeto, durante os anos de 2020 e 2021. O ritmo de implantação dependerá do tema e da complexidade envolvida.

O término é previsto para o final do mês de junho de 2021.

Participe!

Envie um e-mail para: governanca@appa.pr.gov.br