NOTA: Últimas informações sobre a derrocagem 24/09/2021 - 15:55

A Portos do Paraná informa que já concluiu a etapa de detonação em duas das seis porções de pontos mais rasos da Pedra da Palangana. Finalizadas as áreas AD06 e AD05, na última quarta-feira (22), a balsa utilizada para a derrocagem foi deslocada para a porção AD 04.

As perfurações da terceira porção da obra iniciaram na última quinta-feira (23). Na data, assim como nesta sexta-feira (24), não houve atividade de detonação. Essa volta a ocorrer amanhã (25), no intervalo das 15h às 17h.

Na última quinta-feira (23), a empresa contratada pela Portos do Paraná realizou um levantamento batimétrico nas duas porções já derrocadas. Os resultados ainda estão sendo processados.

Essas e outras informações seguem sendo atualizadas na página criada para dar mais transparência e agilidade às informações sobre o processo, no site da empresa pública: http://www.portosdoparana.pr.gov.br/Pagina/Saiba-mais-sobre-derrocagem

Ao todo, a obra deve remover 22,3 mil metros cúbicos das formações rochosas – o equivalente a 12% do total. A empresa pública lembra que a obra depende de condições climáticas, ambientais e operacionais, o que pode causar eventuais alterações no cronograma.

A ação está licenciada e autorizada pelo Ibama por meio da Licença de Instalação nº 1144/2016, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do porto de Paranaguá. A obra é executada pelo consórcio formado pelas empresas Boskalis, Fabio-Bruno, SLI e DEC, contratado por meio do Processo Licitatório nº 01/2020.

A Portos do Paraná reafirma o compromisso em comunicar a população, para isso mantém os canais oficiais da Portos do Paraná permanentemente atualizados, inclusive com os boletins com os cronogramas diários.