ISPS Code

O Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês) é uma norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento. No Brasil, as inspeções dos terminais e a concessões dos certificados são responsabilidade da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), seguindo o código internacional passado pela Organização Marítima Internacional (IMO).

Os Portos do Paraná foram os primeiros terminais públicos do Brasil a receberem a certificação definitiva. Para implantar as normas, foram investidos recursos próprios na instalação dos equipamentos exigidos e na aplicação de procedimentos de controle de acesso e monitoramento.

São mais 500 câmeras programáveis, incluindo equipamentos móveis que captam imagens em 360 graus e têm alcance superior de dois quilômetros.

Os Portos de Paranaguá e Antonina também possuem balanças rodoviárias nos portões de acesso, sistema eletrônico para leitura de código de barras, cercas, área exclusiva para a Polícia Federal, gerador de energia e sistema de iluminação na área primária, nos silos públicos, no corredor de exportação, além da oficina, da sede administrativa e seus anexos.