Workshop de gerenciamento de riscos debate segurança e meio ambiente na área portuária 08/11/2022 - 13:48

A Portos do Paraná concluiu mais um Workshop de Gerenciamento de Riscos em 2022. O evento foi uma iniciativa do grupo de trabalho de gestão de riscos que envolve as áreas de saúde, segurança e meio ambiente da empresa pública. Ele aproximou a autoridade portuária, que as vezes é vista apenas como uma regulamentadora e fiscalizadora dos prestadores de serviços portuários, de empresas que atuam no cais, visando a melhoria contínua dos trabalhos.

Foram abordados temas sobre abastecimento, operações portuárias de descarga de granéis sólidos, operação de granéis líquido e remoção de resíduos (focado em prontidão ambiental). Empresas privadas apresentaram os serviços realizados nos portos paranaenses, produtos que operam, dados operacionais, como quantidade e frequência, além de possíveis riscos e medidas que adotam para o controle de eventuais incidentes.

Segundo a bióloga Andréa Almeida, responsável pela organização do workshop, a atividade de prontidão ambiental é importante para a prevenção de acidentes e atendimento rápido de emergências. “Diversas atividades nos portos paranaenses já são realizadas com uma equipe de prontidão ambiental ao lado para agir o mais rápido possível caso aconteça algum tipo de acidente ambiental”, afirmou.

André Wolinski, coordenador operacional da Albriggs Defesa Ambiental, apresentou os trabalhos executados pela empresa na parte de tratamento de efluentes e de prontidão ambiental. “A troca de experiências é bastante importante, a teoria é a mesma para todos, mas a vivência é de cada um, de acordo com cada ambiente, com cada cenário”, ressaltou.

A responsável técnica e gestora da DM Ambiental, Michele Pinheiros dos Santos Farias, destacou o compartilhamento de dados. “Esses eventos permitem que troquemos experiências e informações para que todos juntos possam executar o melhor trabalho possível”, afirmou. Também participou do evento a empresa Eco Ambiental.