Trabalho técnico de dragagem tem início em Paranaguá 03/02/2009 - 16:10

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, informou durante a Escola de Governo desta terça-feira (03) que os trabalhos técnicos do procedimento de dragagem emergencial do Canal da Galheta já foram iniciados.

“O processo de dragagem não se limita à retirada do sedimento do fundo do mar, mas compõe-se também da coleta de materiais, sedimentos, micro-fauna e água do canal para amostras científicas para se fazer o controle ambiental. Este procedimento já foi concluído na semana passada”, disse.

Souza informou ainda que todas as licenças necessárias para o início dos trabalhos de dragagem já foram obtidas junto à Polícia Federal, Receita Federal, Marinha do Brasil e Ministério do Trabalho. “Todos os órgãos oficiais já autorizaram o início dos trabalhos. A draga está nos últimos momentos de preparação de motores, da parte mecânica e os ajustes do equipamento para que, ainda esta semana, tenha o início efetivo da retirada dos sedimentos do Canal da Galheta”, disse o superintendente.

Nesta terça-feira (03), foi iniciada a batimetria do Canal da Galheta. A medição das profundidades do Canal está sendo feita por uma empresa contratada pela Somar Serviços de Operações Marítimas, que vai realizar a dragagem emergencial do Canal. A medição faz parte das exigências contratuais e servirá de parâmetro para os comparativos futuros e também para a fiscalização da obra.