Terminal de contêineres de Paranaguá recebe maior navio em capacidade 28/10/2022 - 14:19

(Matéria compartilhada pela equipe de Comunicação da TCP)

Nesta sexta-feira (28), a chegada do maior navio em capacidade da história da TCP. O porta-contêineres Rio de Janeiro Express, do armador alemão Hapag Lloyd, possui 335 metros de comprimento (loa) e 51 metros de largura (boca), com capacidade de transporte de até 13.312 TEUs (medida específica equivalente a contêineres de 20). O último recorde registrado no terminal aconteceu em agosto de 2021 com o porta-contêineres YM Tip Top, do armador taiwanês Yang Ming, que possui 12.726 TEUs de capacidade.

O Rio de Janeiro Express fez a viagem inaugural há 3 meses. A embarcação está na frota do serviço Ipanema/Ase/SX1 (um consórcio entre MSC, Hapag Lloyd e ONE), que opera 13 navios com capacidade média de 10.600 TEUs na rota entre Ásia e Brasil.

O navio está programado para visitar Paranaguá, Navegantes, Rio Grande, Santos, Montevideo e Buenos Aires antes de retornar à Ásia. Na primeira parada no terminal, serão descarregadas principalmente as cargas de eletroeletrônico, automotivo e químico.

O Rio de Janeiro Express também é o maior em capacidade de transporte de cargas refrigeradas que já atracou no terminal: ele conta com 2.220 tomadas. O navio fará a segunda escala na TCP no dia 08 de novembro com previsão de embarque de uma grande quantidade de carnes congeladas.

De acordo com a gerente de armadores da TCP, Carolina Brown, o terminal investe em grande escala para atender as demandas do mercado. “Hoje contamos com a maior área para cargas refrigeradas do Brasil e somos o maior corredor de exportação de frango congelado no mundo. Até o final de 2023 contaremos com mais 5 mil tomadas para conectar contêineres refrigerados”, enfatiza Brown.

Em 2022, a TCP também anunciou investimentos de R$ 370 milhões, entre eles a compra de 11 RTGs (sigla para Rubber Tyred Gantry Crane, ou guindaste pórtico sobre pneu) e a ampliação do gate (portões de entrada e saída de veículos).

GALERIA DE IMAGENS