Sustentabilidade e exportações serão temas de debate em seminário internacional 25/06/2009 - 16:00

O tema central é meio ambiente. Mas, para muitos empresários, pode ser a grande oportunidade de ampliar os negócios. Os debates em torno dos mercados internacionais serão um dos pontos fortes do Seminário de Sustentabilidade em Comércio Exterior, evento paralelo à Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária marcada para julho, em Foz do Iguaçu. “Os empresários exportadores querem conhecer as alternativas logísticas. Esses questionamentos surgem com frequência. E essa pode ser uma grande oportunidade para se obter essas informações”, garantiu o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Ardisson Akel.

São esperados representantes de 34 países nos quatro dias de evento. Estão previstos debates com os presidentes das Câmaras de Comércio Brasil – China, Brasil – Rússia e Brasil – Itália, além do Cônsul Econômico do Consulado da África do Sul.

Para o Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o Paraná está preparado para receber novos investimentos internacionais. “As exportações do Paraná totalizaram US$ 1,1 bilhão em maio. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2009, o resultado chegou a US$ 4,4 bilhões, o que garantiu a quarta colocação entre as unidades da federação”, afirmou Virgílio.

A Agenda 21 também será um dos temas do evento. O documento, aprovado pela ECO-92, estabelece a importância de cada país no desenvolvimento socioambiental. E a ideia é utilizar os compromissos da Agenda como diferencial competitivo para as empresas.

O seminário irá abordar, ainda, as novas estratégias para micro e pequenas empresas e o empreendedorismo no Brasil.

A Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária será realizada de 21 a 24 de julho em Foz do Iguaçu. O Seminário de Comércio Exterior está programado para o dia 23.

Mais informações no site www.oeabrasil2009.com.br