Simpósio Acadêmico discutirá realidade portuária durante Convenção da OEA em Foz do Iguaçu 01/07/2009 - 14:43

A situação de milhares de pessoas que vivem em cidades portuárias deve ser um dos temas mais importantes do 1.º Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho, em Foz do Iguaçu. O evento faz parte da programação da 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA).
De acordo com a bióloga Franciane Pellizzari, uma das organizadoras do simpósio, o objetivo é ampliar a participação da comunidade nas discussões. “É preciso executar a ação pensando em quem está ao redor e no ecossistema que estamos inseridos. E, isso, deve ser uma iniciativa de todos”, diz ela.
Entre os temas do simpósio está a responsabilidade socioambiental das organizações portuárias. Para a bióloga, a participação da comunidade nos projetos pode ser um grande diferencial. “A inserção das comunidades é vital, pois essa cooperação pode gerar, além de rendas alternativas às famílias, a reeducação conjunta em relação aos impactos gerados pelas atividades portuárias”, ponderou.
Segundo Franciane, o simpósio - que também discutirá os desafios na área logística - servirá para debater os principais problemas dos portos brasileiros, entre eles, a gestão ambiental. “Existe legislação pertinente, porém, pouco praticada pela maioria dos portos brasileiros. O Porto de Paranaguá é um dos primeiros a demonstrar preocupação em se enquadrar à legislação e pioneiro em ações ambientais.”
O simpósio também terá a participação direta de estudantes de diversas áreas. Os participantes poderão apresentar pesquisas científicas, que irão formar uma plataforma de dados para projetos futuros. Para a bióloga Franciane Pellizzari, as discussões irão colaborar muito com a formação dos futuros profissionais. “A vivência nesses eventos científicos, além de proporcionar ao inscrito ser expectador de opiniões de diversas esferas sobre uma mesma temática, é importantíssima para a formação e capacitação de biólogos, oceanógrafos, gestores costeiros, administradores, dentre outros estudantes”, destacou.
O evento é organizado pelos departamentos de Administração e Ciências Biológicas da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (UNESPAR – FAFIPAR) e pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

Serviço - A programação completa do evento está no site: www.oeabrasil2009.com.br. Na página, os estudantes podem fazer suas inscrições. O valor é de R$ 50,00 e inclui almoço e lanches para os dois dias do evento.