Segurança nas estradas é tema de workshop no Porto de Paranaguá 11/05/2010 - 17:50

Representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) participaram nesta terça-feira (11) do workshop sobre segurança nas estradas, que aconteceu paralelamente à 14.ª Exposafra - Feira de Negócios para Caminhoneiros. O tradicional evento é realizado no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, por onde já passaram, desde o início do ano até agora, perto de 60 mil caminhões.

O chefe do Departamento de Planejamento da Appa, Rogers Camargo de Paula, foi um dos palestrantes do workshop e apresentou o funcionamento da logística de recepção das cargas que chegam ao Porto de Paranaguá e como todo o complexo está atualmente estruturado para o embarque da safra de grãos. Ele lembrou que a maior parte das cargas exportadas por Paranaguá é transportada pelo modal rodoviário.

“A importância desse segmento no transporte das cargas, principalmente, da safra agrícola, exige que dediquemos uma atenção especial para que motorista seja bem recebido e tenha agilidade no seu trabalho”, afirmou Paula.

Uma das ações da Administração dos Portos para garantir o bem-estar dos caminhoneiros é a reestruturação e ampliação do Pátio de Triagem. O espaço será completamente remodelado e ganhará novas estruturas, inclusive, de lazer para que os profissionais da estrada tenham uma estadia mais agradável.

O número de caminhões e vagões que passaram pelo Pátio de Triagem para classificação das cargas de soja, milho e farelo teve um crescimento de 8%, no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. Foram mais de 95,2 mil veículos, este ano, contra 88,1 mil, ano passado.

A Exposafra se estende até quinta-feira (13). Os caminhoneiros têm, ainda, a chance de realizar test drive e avaliar o desempenho dos caminhões disponíveis no mercado, percorrendo os três quilômetros de pista desenvolvida especialmente para uma boa dirigibilidade. Já a comunidade pode aproveitar os shows à noite.

Serviço:

14ª EXPOSAFRA - Feira de Negócios para Caminhoneiros
Data: 10 a 13 de maio de 2010
Local: Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá
Horário: das 9 às 21 horas (test drive das 9 às 17 horas e Arena de Exposições 15 às 21 horas)
Entrada: Franca

Galeria de Imagens