Secretário de Representação do Paraná em Brasília participa de reunião na Appa 27/04/2009 - 16:30

Objetivo do encontro foi avaliar o apoio dado pela Secretaria aos projetos dos Portos do Paraná junto aos órgãos federais

O secretário especial de representação do Paraná em Brasília, Eduardo Requião, visitou o Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (27). Ele se reuniu com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Daniel Lúcio Oliveira de Souza e com o corpo diretor da Autarquia. O objetivo do encontro foi fazer uma primeira avaliação dos trabalhos realizados pela Secretaria em Brasília em apoio aos projetos dos portos paranaenses.

“O Porto de Paranaguá é uma das instituições que mantém a Secretaria de Representação do Paraná em Brasília. Estando mais perto dos órgãos federais, conseguimos dar andamento a processos junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Secretaria Especial de Portos entre outros órgãos sediados na capital federal”, explicou o secretário.

Durante a reunião, foram discutidos os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Appa e que estão sendo executados com a ajuda da Secretaria de Representação do Paraná. “O trabalho realizado pelo secretário Eduardo Requião em Brasília tem dado muita agilidade às questões do porto que dependem ou necessitam de aprovações junto ao governo federal. Fora isso, o fato de ele ter comandando a Appa por seis anos acaba facilitando ainda mais as coisas porque ele compreende como ninguém as nossas necessidades”, disse o superintendente da Appa.

O secretário explicou ainda que o trabalho desenvolvido em Brasília está sendo realizado em três frentes: apoio às questões administrativas de secretarias e instituições estaduais; realização de um programa de TV para dar visibilidade às ações do Paraná em esfera nacional e também a organização de um receptivo para os prefeitos do Paraná que precisam de auxílio para dar prosseguimento aos trâmites que ocorrem na capital federal.

“Todos os projetos estão acontecendo com o apoio de instituições estaduais que nos repassam recursos para desenvolver estes projetos e conseguir tornar esta secretaria forte em Brasília. Acredito que já estamos tendo sucesso nisso e o Porto é um grande parceiro e que muito tem nos ajudado. Foram cedidos alguns funcionários e também a Appa está compartilhando uma série de sistema desenvolvidos para a autarquia, mas que são muito úteis para nós como sistemas de protocolos e processos licitatórios”, explicou o secretário.