Secretaria de Turismo quer Paranaguá na rota dos cruzeiros marítimos 03/03/2010 - 17:50

O secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, reuniu-se, nesta quarta-feira (03), com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e com o diretor de Desenvolvimento Empresarial da autarquia, Luiz Alberto de Paula César, para discutir ações conjuntas para atrair navios de passageiros a Paranaguá. Caron entende que, mesmo tendo como vocação principal a movimentação de cargas, o Porto de Paranaguá tem condições de recepcionar navios de cruzeiros e ajudar a movimentar a atividade turística no Litoral.

A Secretaria de Estado do Turismo está atenta ao crescimento do segmento de cruzeiros marítimos no Brasil e tem procurado estreitar relações com a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar). Essa aproximação tem o propósito de colocar o Litoral do Paraná como opção de rota do turismo marítimo. “Nós queremos sensibilizá-los para que venham ao Paraná e para que o nosso Litoral passe a ser um dos pontos de parada dos cruzeiros”, afirmou Caron.

Para o secretário de Turismo, além das belezas naturais das praias e ilhas, o Litoral paranaense tem ainda como apelo para atrair os cruzeiros marítimos a proximidade com a Capital do Estado. Ele pondera, no entanto, que falta ousadia por parte das administrações dos municípios litorâneos e, também, do empresariado em investir na infraestrutura local, aumentando a oferta de opções de passeios, de hospedagem e alimentação.

O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, teve a iniciativa de encaminhar ao governo federal para ser incluído no PAC-2 o projeto de construção de um terminal marítimo de passageiros, pela Prefeitura de Paranaguá, com as proposições de modificações feitas pela Appa e Capitania dos Portos do Paraná.

O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Appa adiantou que o Porto de Paranaguá receberá, no próximo dia 22, o navio Veedan, de bandeira holandesa, que tem capacidade para 1.350 passageiros. A Appa, segundo Lenz César, está mobilizando as associações comerciais e prefeituras de Paranaguá, Antonina e Morretes para o receptivo desses turistas.

ATIVIDADE EM ALTA – Segundo informações da Abremar, os cruzeiros marítimos movimentaram, na temporada 2008/2009, quase US$ 350 milhões. Mais de 500 mil turistas embarcaram nos 16 navios que navegaram pela costa brasileira. A temporada 2009/2010, de acordo com a entidade, é a maior já realizada no País. De outubro do ano passado até maio próximo, 18 embarcações terão navegado em águas brasileiras.

Foi, justamente, a expansão da atividade no Brasil que motivou a criação da Abremar, em janeiro de 2006. Hoje, a entidade reúne 19 associadas e atua no sentido de consolidar o Brasil como destino dentro do mercado mundial de cruzeiros.