Saúde nos Portos presta atendimento aos trabalhadores portuários 25/04/2023 - 11:37

A Portos do Paraná promoveu nesta terça-feira (25) mais uma edição do Saúde nos Portos, evento voltado aos trabalhadores portuários, com foco no bem-estar, segurança no trabalho e cuidado com o meio ambiente. O evento encerra a programação do Abril Verde, e foi promovido pela Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho, em parceria com o Sest/Senat, OGMO, e Paraná Medicina Empresarial.

Logo no acesso ao cais, os trabalhadores receberam orientações sobre saúde bucal, mental e corporal; medidas preventivas sobre acidentes, teste glicêmico, aferição de pressão arterial, além de vacinas contra Covid-19 e gripe.

“É fundamental reforçarmos a importância do cuidado ativo, uns cuidando dos outros, para ter um ambiente saudável de trabalho”, destaca o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

De acordo com ele, exames básicos podem ser o incentivo que falta para um cuidado maior do trabalhador com a própria saúde e segurança. “Estes cuidados que muitas vezes deixamos para depois, por não termos tempo, fazem muita diferença na nossa qualidade de vida”, completa.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti, a campanha entra definitivamente no calendário do Abril Verde. “Esse ano ressaltamos o cuidado ativo. Incentivamos os trabalhadores para que, ao perceber uma situação de risco, intercedam pelo próximo, não esperem acontecer um acidente. A visão é a segurança pelo bem da coletividade”, diz.

PARCEIROS – Tamires de Lima Gonçalves, técnica de promoção social do Sest/Senat em Paranaguá, explica que o órgão participa de ações nos portos de todo o Brasil para mapear a saúde dos portuários. “Através das fichas preenchidas pelos trabalhadores, que têm perguntas sobre nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, conseguimos traçar um panorama da qualidade de vida dos trabalhadores”, afirma.

Para a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do OGMO, Karla Alves, a reunião de todos esses parceiros mostra a importância que a segurança e a saúde têm no Porto de Paranaguá. “A intenção é conscientizar os funcionários e também os operadores portuários”, destaca.

Além dos cuidados, os portuários participaram de blitz educativas ao longo do mês e receberam uma identificação pelo uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

APROVAÇÃO – O técnico elétrico mecânico Valtair Paulo Correa aprovou a iniciativa. “É muito importante essa ação para nós que somos operadores portuários. Hoje eu aproveitei, participei da pesquisa, aferi a pressão, medi a glicose, e tomei a vacina”, afirma.

“Nos sentimos prestigiados quando cuidam de nós, isso aqui é nota 10”, complementa o guarda portuário Nivaldo di Senti, que tomou a vacina da gripe.

GALERIA DE IMAGENS