SIPAT retorna com foco na integração da comunidade portuária 11/11/2022 - 15:01

Semana tratou de Segurança e Saúde e no Trabalho com trabalhadores da Portos do Paraná e de diversas empresas que atuam no Porto de Paranaguá

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2022 encerrou nesta sexta-feira (11). As atividades desse ano envolveram toda a comunidade portuária, com foco na integração e conscientização dos portuários. As atividades reuniram, em média, 50 trabalhadores por dia.

Com a organização do OGMO e a parceria da Portos do Paraná, trabalhadores que atuam no Porto de Paranaguá puderam conhecer ou relembrar boas práticas para fazer um dia a dia saudável para si mesmo e, ao mesmo tempo, muito produtivo para o trabalho. Foi o retorno do encontro presencial após dois anos de enfrentamento à pandemia de COVID-19.

“Este encontro foi importante porque foram abordados diversos temas de interesse do portuário como a realização do trabalho seguro para si e seus companheiros e também abordamos assuntos relativos à qualidade de vida das pessoas e a preocupação com o meio ambiente de forma que a mensagem deixada para os trabalhadores na SIPAT deste ano foi muito positiva”, destacou Márcio Martini, técnico portuário e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa pública.

Para a engenheira de Segurança do Trabalho do OGMO, Karla Alves, o principal da semana era manter sempre viva a importância do “comportamento seguro”. “Todo ano promovemos essa semana para trazer ainda mais a conscientização da Segurança do Trabalho e mostrar que ela é fundamental para a produtividade porque não adianta produzir enquanto houver gente se machucando então a conscientização parte da operação dando boas condições de trabalho e dos trabalhadores comportando-se com segurança”, apontou.

Na visão do agente portuário e integrante da CIPA, Nelson Rodrigues, ter a mentalidade de segurança é um diferencial não só no trabalho, mas também na vida pessoal. “O bem mais precioso que nós temos é a vida. Então, o trabalhador voltando em segurança para a sua família é algo que não tem preço! Na SIPAT tivemos palestras bem elaboradas, todas elas importantes em suas áreas abordando mentalidade, por exemplo, citando motivação porque você estando feliz, motivado, você vai trabalhar bem e dificilmente vai acontecer um acidente com você”, finalizou.

Além da empresa pública e do OGMO, participaram da SIPAT o Grêmio Bunge, Paraná Medicina do Trabalho (PME), Fortesolo, Harbour, Cia Ambiental, Sul Terminais, Centro Sul e AGTL.

GALERIA DE IMAGENS