SIPAT inicia com muita informação sobre saúde e segurança para os portuários 23/10/2023 - 18:27

Evento reúne trabalhadores de todas as empresas que atuam no Porto de Paranaguá até sexta-feira, dia 27, levando informações importantes para o bem-estar de todos

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) promoveu nesta segunda-feira, dia 23, ações de saúde e segurança junto ao trabalhador portuário de um jeito leve e motivacional. Até sexta-feira, os empregados de todas as empresas que atuam no Porto de Paranaguá serão contemplados com muita informação, confraternização com os colegas e ainda sorteios de brindes. A promoção do evento está à cargo do OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) e tem o apoio da Portos do Paraná.

“A SIPAT é importante no sentido de ser um momento mais leve onde a gente consegue resgatar no funcionário a importância da saúde e segurança no trabalho. São atitudes que todos conhecem, mas que no dia a dia, com a rotina, a gente acaba se esquecendo de detalhes e esse período da SIPAT tem essa função de fazer repensar e resgatar atitudes de segurança e saúde no ambiente de trabalho”, destacou Lucineia Teles, técnica portuária, integrante da CIPA da empresa pública, e da organização da SIPAT.

Para ela, estar presente ao evento aumenta o conhecimento sobre saúde e segurança no trabalho. “Toda SIPAT tem assuntos novos ou apresenta um assunto velho de uma forma nova e isso agrega conhecimento para quem participa trazendo conhecimento e o maior ganho que o empregado tem é o conhecimento e o autocuidado porque você se conhecendo, você se cuida mais”, apontou Lucineia.

De acordo com a engenheira e coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do OGMO, Karla Alves, a SIPAT é um momento importante de todos se encontrarem e discutirem sobre esses temas.
“É uma promoção da saúde e segurança do trabalhador, então abordamos temas nas palestras que conscientizem o trabalhador e façam ele perceber que a segurança dele vem sempre em primeiro lugar. Ele sabe disso, mas a gente sempre tem que estar lembrando, reforçando e trazendo esses assuntos para debate. Além disso, todo mundo se encontra, nós falamos sobre vários assuntos incluindo as atividades na empresa, a segurança delas”, disse a engenheira.

Novato em participação, o agente portuário Aramis do Nascimento Neto, comemorou o conhecimento adquirido e a sorte no sorteio final do primeiro dia. “Foi a primeira vez que participei do SIPAT, gostei muito da palestra do Fabiano (Montez), que foi sensacional, bem bacana e ainda tive a felicidade de ganhar a bicicleta e, agora, vou economizar gasolina”, finalizou o portuário que atua no credenciamento da Portos do Paraná.

Programação:

Dia 24 – Terça-feira
14h00 – Ginástica Laboral – Fisioterapeuta/PME
14h30 – Palestra/Como sou responsável pelo lixo que eu produzo? – Giácomo Wosniacki/Cia Ambiental

Dia 25 – Quarta-feria
14h00 – Ginástica Laboral – Fisioterapeuta/PME
14h30 – Palestra/PAM/PCE (NR29) – Felipe Zacharias/Portos do Paraná

Dia 26 – Quinta-feira
14h00 – Ginástica Laboral – Fisioterapeuta/PME
14h30 – Palestra/Como reconhecer o assédio? – Psicóloga Raquel Modelli/PME

Dia 27 – Sexta-feira
14h00 – Ginástica Laboral – Fisioterapeuta/PME
14h30 – Palestra Show/Tema: Trabalho seguro e suas responsabilidades – Luciana Pasqualin Gomes/4F Eventos

Local: Grêmio Bunge (Rua Manoel Bonifácio, 2315, Dom Pedro II, Paranaguá-PR)

GALERIA DE IMAGENS