Reunião do CAP destaca os 87 anos do Porto de Paranaguá 18/03/2022 - 11:51

Hoje (18), na 66ª reunião ordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Paranaguá, o primeiro item da pauta foi o aniversário de 87 anos, comemorado na última quinta-feira (17). Representantes dos diversos setores que compõem o CAP parabenizaram e destacaram as conquistas dessas quase nove décadas.

O depoimento de abertura do tema na reunião ficou a cargo do secretário geral da Presidência Nilson Viana que, na ocasião, representava o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Com 52 anos de porto e tendo sido testemunha de muitos dos marcos no setor portuário paranaense, Nilson falou sobre a história do Porto de Paranaguá.

“Antes, quando o porto começou, lá em 1935, com 400 metros de cais e uma área de 10 mil metros quadrados, o objetivo era apenas ter condições de carregar e receber as mercadorias”, conta ao fazer uma breve retrospectiva. “Hoje, porém, sabemos bem da importância que temos como elo fundamental para a cadeia logística nacional”, destaca Viana.

O presidente do Conselho, Felipe Monteiro da Gama, do Ministério da Infraestrutura, destacou a propriedade com que Nilson tratou sobre os marcos históricos, também parabenizou o Porto de Paranaguá pela pujança e abriu a palavra.

Representando a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, (FAEP), Nilson Hanke Camargo, destacou a qualidade da gestão. “Nesses 20 anos de atuação junto ao porto, a preocupação da FAEP é a de que as próximas gestões do porto sejam pautadas pela eficiência e qualidade da atual gestão”, comenta.

Pelos Trabalhadores Portuários Avulsos do Porto, João Antônio Lozano Baptista, lembrou da importância do porto para os trabalhadores e para a cidade. E pelos titulares de arrendamentos de instalações portuárias no Porto Organizado, indicados pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), na ocasião, João Ivano Marson comentou que “o porto cumpre a premissa de acompanhar os avanços tecnológicos para manter a demanda e o bom atendimento aos operadores”.

“Para atender o Interior, que cresce na produção, desejamos que o Porto de Paranaguá siga crescendo e se modernizando todos os dias”, deseja o representante das Cooperativas do Paraná, Nelson Costa, destacando, entre os avanços, a eliminação das filas com gestão eficiente e investimentos em infraestrutura.

“Estamos muito satisfeitos com tudo o que vem sendo feito, com a logística do Porto de Paranaguá”, completa o representante da Ocepar.

Também fizeram questão de parabenizar o Porto de Paranaguá, pelos 87 anos, o representante dos trabalhadores portuárias locais, Sandro Pereira; Gerson Zanetti Faucz, da Receita Federal; comandante José Marcos Kascharowski, da Capitania dos Portos do Paraná; e João Artur Mohr, da Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP).

Este, destacou a atuação de todos os segmentos operados no Porto de Paranaguá e para o futuro, fez questão de reforçar a necessidade de ampliar a recepção de carga via modal ferroviário, o que, segundo ele, está sendo delineado no projeto Cais Leste (Moegão).