Relação porto/cidade é tema de palestra para alunos da Isulpar 27/05/2022 - 15:24

Investimentos no novo moegão e corredor de exportações, derrocagem da Pedra Palangana e importância econômica dos portos paranaenses também foram debatidos.

Cerca de 100 alunos do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) assistiram nesta quinta-feira (26), no período noturno, palestra sobre a relação porto/cidade do diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. A apresentação faz parte da Semana Acadêmica da instituição e levou aos presentes conhecimentos sobre os investimentos executados e os que estão planejados, visando melhor estruturar a cidade, a poligonal do Porto de Paranaguá e a relação da comunidade com a gestão portuária.

“Hoje os portos paranaenses têm um olhar mais voltado para a comunidade. Quarenta e quatro por cento dos empregos gerados em Paranaguá e Antonina estão diretamente ligados aos portos paranaenses. São 20 mil trabalhadores diretos e milhares em postos de trabalho indiretos. Representam 33 milhões de reais em salários mensais, que movimenta toda economia local”, conta Pioli.

Segundo ele, essa grandeza de números tem que ser de conhecimento dos alunos. “Fomos acostumados a estudar e sair trabalhar fora de Paranaguá. Isso tem que mudar, esses jovens precisam saber que podem se profissionalizar, compor família e gerar riquezas trabalhando aqui na cidade Mãe do Paraná, ganhando bons rendimentos”.

PARTICIPAÇÃO - Para o professor Ozires Nascimento Filho, coordenador de logística da Isulpar, foi uma palestra participativa, “Ambiente acadêmico é sempre polêmico, não podia ser diferente, foram várias indagações: sobre a precariedade da entrada da cidade, limpeza das vias de acesso, questões ambientais e logísticas”.

“Pioli respondeu pontualmente a todos, explicando o que o porto pode ou não fazer e onde é permitido que ele atue, o que pareceu ser novidade para muitos alunos, que não tinham esse conhecimento. Foi uma palestra muito esclarecedora”, afirma Nascimento.

Douglas Soares Pires, professor coordenador do curso de gestão portuária, enfatizou que é um privilégio para os alunos assistirem uma palestra sobre o Porto de Paranaguá apresentada por um parnanguara. “É diferente de trazer alguém de fora para palestrar, ele é um de nós, em uma importante função de diretoria nos portos paranaenses. Faz com que os alunos percebam que que é possível progredir profissionalmente na sua própria cidade”, enfatiza Pires.

Também prestigiou a apresentação o professor Ivan Maciel, diretor de Graduação da Isulpar.

GALERIA DE IMAGENS