Referência no setor, Portos do Paraná vira trampolim para jovens talentos no mercado profissional 29/12/2022 - 12:02

A Portos do Paraná é referência em logística, na preservação do meio ambiente, em inovação e está sempre batendo recordes. Mas não é só isso. A empresa pública também tem se tornado um trampolim para estagiários ingressarem no mercado de trabalho. Com o currículo enriquecido pelo desempenho no Porto de Paranaguá, jovens talentosos têm cada vez mais oportunidades na Comunidade Portuária e iniciado promissoras carreiras profissionais.

“Consegui o estágio no final de 2021, passei por três setores da Diretoria de Operações (Coordenadoria de Sistemas e Performance, Gerência de Fiscalização Operacional e Gerência de Navegação). O tempo que fiquei em cada um desses setores me trouxe conhecimento amplo da operação e fez com que eu me encantasse ainda mais pelo Porto de Paranaguá”, conta Emily Bozi, que traz de família o gosto pela atividade portuária.

“Iniciei o estudo da área portuária com 14 anos, quando comecei o Técnico em Portos. Desde o começo do curso, ansiava estagiar na Portos do Paraná. Meu pai é portuário e quando ele contava sobre o trabalho, minha vontade só aumentava”, lembra.

No Porto, ela desenvolveu o uso de ferramentas modernas e o acompanhamento de atividades estratégicas. “Foi muito positivo para mim, não somente por aprender a utilizar a ferramenta, mas por ser necessário o uso da criatividade e integração da equipe. No meu novo trabalho, irei elaborar o Power BI da empresa e conseguirei utilizar todo o conhecimento que obtive no Porto”, projeta Emily, que agora vai trabalhar na Pasa - Paraná Operações Portuárias S/A.

Quem também sonhava em trabalhar na área portuária era Jhulyane Aparecida Marins Pinto, que agora é contratada da Rochamar Agência Marítima. “Quando fiquei sabendo da vaga de estágio, logo fiz minha candidatura. Achei que iria atuar na área administrativa, que é meu campo de formação, mas fui encaminhada ao setor de operações e, em agosto de 2021, começou a jornada. Tive que aprender do zero e hoje todo meu entendimento na área devo ao time de operações, que me acolheu e sempre esteve disposto a me passar seus conhecimentos”, diz.

Para ela, esse estágio foi fundamental para ingressar no mercado profissional. “Passar pelo setor de operações da Portos foi uma experiência e tanto. Hoje, em meu novo emprego, posso dizer que o estágio me abriu portas e assim seguirá para milhares de jovens que sonham em ter uma oportunidade”, avisa.

Quem também comemorou essa passagem pela Portos do Paraná foi o técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, Renan Carneiro da Silva. “Se eu não tivesse a oportunidade de estágio na Portos do Paraná, na Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho, talvez não tivesse ingressado na área assim tão prontamente quanto eu ingressei no Ogmo, o Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária”, avalia.

“No Porto consegui fazer várias rotinas referentes à minha área, rotinas administrativas, rotinas operacionais, consegui também desenvolver outras habilidades que não envolvem a minha área, como a comunicação, falar em público, agir de uma forma mais profissional”, completa.

Esse também foi o caminho que levou Thainá Corrêa Pinto de estagiária na Portos do Paraná a profissional portuária na Copadubo, empresa de transportes que atua no Porto de Paranaguá. “Desenvolvi habilidades que sei que agregarão no meu futuro, onde também conheci pessoas extraordinárias que sempre lembrarei, que me receberam com tanto carinho e simpatia e ajudaram tanto em meu aprendizado. Obtive muitos conhecimentos que me ajudaram, pois hoje faço uso no meu dia-a-dia, como por exemplo o sistema Appaweb”, destaca.

 

Para ela, passar pela empresa pública é um diferencial para os jovens. “As empresas da região valorizam pessoas que fizeram estágio no Porto, o que facilitou para que eu entrasse no mercado de trabalho. Me sinto feliz em ter trabalhado em uma empresa que investe na valorização e reconhecimento dos estagiários, depositando confiança e incentivo no nosso trabalho. É uma imensa satisfação ter iniciado minha carreira profissional na Portos do Paraná”, arremata Thainá.