Projeto da Portos do Paraná leva saneamento básico a moradores de Eufrasina 22/09/2023 - 09:09

Em parceria com a Universidade Federal do Paraná, três residências foram beneficiadas com a implantação do sistema, que deve melhorar a qualidade ambiental local

A Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) deram sequência nesta semana (segunda e terça-feiras, 18 e 19) na implantação de mais três sistemas de saneamento básico na comunidade marítima de Eufrasina. Dentro do Projeto de Saneamento Ecológico do Programa de Educação Ambiental, a empresa pública leva alternativas de tratamento de esgoto adaptando projetos para as necessidades locais. A ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores do local e a qualidade ambiental da baía de Paranaguá.

“Estamos trazendo alternativas de tratamento de esgoto para três residências nessa comunidade, porque aqui a ocupação se deu na beira da Baía de Paranaguá e poucas residências têm fossa ou algum sistema rudimentar para o tratamento de esgoto. Estamos trazendo esses sistemas alternativos de tratamento para Eufrasina em parceria com a Empresa Júnior dos Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Estamos dando continuidade nesse trabalho buscando uma melhor qualidade de vida e uma melhor qualidade ambiental para as comunidades”, justifica a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich.

De acordo com ela, tudo foi bem estudado e planejado com a comunidade local que elegeu o tratamento do esgoto como prioridade. “Para os moradores receberem esse sistema, a gente organizou uma ação de conscientização, fizemos reuniões com eles e classificamos as residências prioritárias. Essa ação é uma continuidade das implantações que fizemos no início do ano, quando foi feita a implantação do sistema de tratamento de esgoto na Associação de Moradores de Eufrasina e também na Escola Estadual”, aponta Jaqueline.

Para o professor de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR, Fernando Armani, as residências estão recebendo soluções personalizadas em colaboração com os moradores e de acordo com seus estilos de vida. “Não há uma abordagem única, pois adaptamos as tecnologias às necessidades individuais. O objetivo deste projeto é resolver a escassez de saneamento básico na comunidade, uma demanda que nos foi apresentada pela comunidade”, explica.

Segundo ele, alguns dos materiais utilizados são encontrados na própria comunidade de Eufrasina, “como cascas de ostras, bambu, resíduos de construção civil, entre outros. Isso é feito com o intuito de manter os custos baixos e incentivar a replicação dessas soluções em locais com características semelhantes. Nosso método de tratamento se baseia na ação de microrganismos especializados na decomposição de matéria orgânica”, finaliza.

A parceria envolve a Portos do Paraná, a Cia Ambiental (que presta serviços para a empresa pública) e a UFPR através do projeto de extensão "Educação e Saneamento" e também por meio da empresa júnior Elipse dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR.

GALERIA DE IMAGENS