Presidente do Conselho de Autoridade Portuária apoia compra de draga pela Appa 22/05/2009 - 16:00

A iniciativa do governo do Estado e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) de adquirir uma draga própria para conquistar sua autonomia operacional em relação aos serviços de dragagem de manutenção dos canais de acesso aos terminais ganhou um apoio importante esta semana. O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Martinho Cândido Velloso dos Santos, manifestou sua aprovação ao projeto “Draga Paraná”, apresentado pela Appa, durante reunião do colegiado. Ele acredita que a proposta paranaense poderá servir de exemplo para outros portos brasileiros.

Santos lembrou que a extinta Portobras – Empresa Brasileira de Portos, na qual trabalhou como engenheiro, teve que adotar projeto semelhante, em relação às dragagens fluviais na região da Amazônia. “Apesar de não ter participado da composição desse plano, nós nos defrontamos com esse mesmo problema, no início da década de 90, e essa estratégia (de comprar uma draga) foi a ‘tábua de salvação’ para garantir, pelo menos, a manutenção das dragagens fluviais no Brasil, senão, nós nem isso teríamos feito”, relatou Santos, que, atualmente, é assessor técnico da Secretaria Especial dos Portos (SEP).

Para o especialista em engenharia aquaviária, o projeto Draga Paraná, apesar de audacioso, na forma como que foi elaborado, está muito bem cercado de garantias no que diz respeito à segurança contratual, à execução dos serviços e, também, em relação ao aspecto ambiental. “Acho que é um ato corajoso da administração do porto e do governo do Estado, mas um ato necessário”, acrescentou Santos.

Representantes do bloco dos usuários do serviço portuário no CAP, também, comemoraram a iniciativa, pois veem no projeto Draga Paraná a oportunidade dos portos de Paranaguá e Antonina se tornarem referência no País e ganharem um importante diferencial competitivo. “Eu apóio o projeto de aquisição da draga, pois dessa forma o Porto de Paranaguá vai mudar a sua história e poderá se tornar um dos maiores portos exportadores de grãos do mundo”, defendeu o presidente do Sindicato de Exportação e Importação do Paraná (Sindiexpar), Zulfiro Antônio Bósio.

O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, que assumiu a vaga de conselheiro titular no CAP, no bloco do poder público, ficou satisfeito com as contribuições apresentadas pelos demais conselheiros. “Pudemos tornar público, junto ao conselho, o projeto, que é do governador Roberto Requião. O conselho foi muito receptivo e o apoio à proposta foi praticamente unânime. É um momento muito importante, em que os portos de Antonina e Paranaguá dão um exemplo para o Brasil.”

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) pretende concluir, na primeira semana de junho, a consulta de preços que irá subsidiar a elaboração do edital de concorrência internacional para a compra da draga. A expectativa é de que a licitação seja lançada em julho. Não havendo imprevistos no processo licitatório, a previsão é de que a draga seja adquirida e esteja nacionalizada, até o final do ano.