Presidente da Portos do Paraná se reúne com vereadores de Paranaguá 09/07/2025 - 19:46

Encontro apresentou investimentos, obras e resultados operacionais da empresa pública
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, recebeu nesta quarta-feira (9) os vereadores da Câmara Municipal de Paranaguá para uma reunião institucional no Palácio Taguaré. Durante o encontro, foram apresentados os principais investimentos, obras e resultados operacionais dos portos do estado.
“É nosso dever prestar contas àqueles que representam toda a nossa população. A Câmara de Vereadores de Paranaguá tem sido exemplo, desde o início da nossa gestão, pelo comprometimento e apoio ao desenvolvimento das nossas atividades”, afirmou Garcia.
Ao todo, 13 dos 19 vereadores participaram do encontro. “Foi uma reunião bastante positiva. Os vereadores trouxeram diversas questões e o encontro demonstrou a união entre o Porto de Paranaguá, o governo Ratinho Júnior, o nosso presidente Luiz Fernando e o Poder Legislativo, que representa a população”, destacou o vereador Luiz Maranhão, presidente da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara.
Resultados e projeções
Durante a apresentação, Garcia destacou os resultados de movimentação portuária, que colocam os portos do Paraná em segundo lugar no ranking nacional de produtividade. Ele também reforçou a expectativa de superar o recorde histórico de 66,7 milhões de toneladas movimentadas em 2024.
“Com os resultados e o planejamento que temos até o final do ano, há uma expectativa real de ultrapassarmos a marca de 70 milhões de toneladas movimentadas. Será um marco histórico. Antes, a previsão para atingir 60 milhões era 2030. Se chegarmos a 70 milhões já em 2025, será fantástico”, ressaltou o presidente.
Investimentos e obras em andamento
Garcia também detalhou os principais projetos em andamento, que devem gerar ainda mais impacto econômico para o município. Um dos destaques é a substituição dos paralelepípedos de diversas ruas de Paranaguá por pavimento de concreto. Os projetos foram elaborados e doados pela Portos do Paraná à Prefeitura, e o Governo do Estado deve investir cerca de R$ 35 milhões nas obras.
Outro ponto abordado foi o avanço nas obras do Moegão, sistema integrado de descarga ferroviária, que já está com 53% executados e tem previsão de conclusão em dezembro. Além disso, o Píer em “T”, que receberá investimentos do setor privado e do governo estadual, e o novo terminal de passageiros para navios de cruzeiro também foram apresentados.
“O Terminal de Embarque vai fomentar o turismo náutico, atraindo novas rotas de cruzeiros. Tenho certeza de que será um salto importante, especialmente para o setor turístico da nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Adalberto Marcos de Araújo.