Presidente da Fundación Valenciaport visita o Porto de Paranaguá 11/03/2024 - 18:13

Instituição espanhola é referência mundial no setor portuário em pesquisa, inovação e formação logística

Pela primeira vez, o presidente da Fundación Valenciaport, Francesc Sanchez, visitou a Portos do Paraná. A visita aconteceu nesta segunda-feira (11) e contou com a participação do diretor de Projetos, Consultor de Inovação e Estratégia Portuária, Jonas Mendes Constante. A equipe foi recepcionada pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; os diretores da empresa pública e o secretário-geral, Felipe Gama.

“É uma honra poder recepcionar Francesc Sanchez e mostrar todos os projetos e parcerias que estamos desenvolvendo juntos. Além de conhecerem o corredor de exportação, a área primária, o pátio de triagem e o terminal de contêineres, os visitantes também tiveram contato com os nossos investimentos recentes para ampliação da movimentação portuária”, destacou Garcia.

“A Portos do Paraná tem uma visão estratégica muito parecida com a que temos no porto de Valência, com um compromisso com a eficiência, transparência, novas tecnologias e sustentabilidade. Também tive a oportunidade de ver, em primeira mão, os projetos imediatos que a Portos do Paraná têm para ampliar a eficiência das instalações atuais e aumentar a capacidade do porto. A verdade é que são projetos espetaculares, muito bons”, afirmou Francesc Sánchez.

A Fundación é um centro espanhol de pesquisa, inovação e formação do setor logístico, que é referência mundial na área. Desde 2020, a Portos do Paraná firmou um termo de cooperação técnica com a instituição para a implementação de novos sistemas de gerenciamento de operações portuárias e integração de toda cadeia logística nos portos paranaenses.

O resultado mais recente desta parceria entre Espanha e Brasil é a assinatura do termo de integração na Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos. O acordo ocorreu durante a 28ª edição da Intermodal South America - Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, no São Paulo Expo.   O objetivo é a troca de experiências e de informações para acelerar o processo de descarbonização do setor portuário brasileiro.

Já entre fevereiro e março deste ano foi a vez a Portos do Paraná visitar Valência, na Espanha, e participar do Programa de Transição Energética e Descarbonização de Portos promovido pela Fundación. O curso contou com duas representantes da empresa pública e outros 25 representantes do setor portuário brasileiro, entre eles quatro de Paranaguá. Foi a oportunidade de adquirir conhecimento sobre boas práticas e projetos de inovação desenvolvidos pelos espanhóis, em especial envolvendo o hidrogênio verde.

A Portos do Paraná também firmou uma parceria de estudos com a Fundación Valenciaport, para inventariar as emissões atmosféricas dos portos paranaenses, a chamada pegada de carbono. Entre os projetos analisados está a recuperação de 190 mil m² de área florestal, em Antonina. Para a ocupação dos 19 hectares, equivalentes a 19 campos de futebol, foram necessárias cerca de 35.500 mudas com 112 espécies nativas (como cedro, e guapuruvu, por exemplo), árvores frutíferas nativas (palmeira Jussara, pitanga, entre outras) e as não nativas, exóticas e enxertadas (como laranja, abacate e acerola).  As ações fazem parte do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas (PRAD).

GALERIA DE IMAGENS