Prefeito de Antonina se mostra otimista com aumento das operações na Ponta do Félix 02/03/2010 - 10:40

O prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, tem expectativas positivas em relação a um possível incremento nas operações da Terminais Portuários da Ponta do Félix, este ano. O otimismo foi demonstrado em reunião com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, na última semana, quando foram tratadas questões relativas à dragagem nos canais internos da Baía de Antonina e nos berços de atracação do terminal.

De acordo com o prefeito, a receita do município e a geração de emprego na cidade dependem, essencialmente, do funcionamento do Terminal da Ponta do Félix, que está praticamente inoperante não só pelas dificuldades de navegação, mas, principalmente, pela falta de estrutura para operações com cargas congeladas, que são objeto do contrato de arrendamento.

“Houve a venda do terminal e isso gera uma expectativa positiva na cidade porque a gente tem certeza de que quem comprou quer movimentar o porto”, afirmou o prefeito de Antonina, referindo-se aos novos acionistas, que assumiram o controle da Terminais Portuários da Ponta do Félix, no final do ano passado.

Machado diz ter saído satisfeito da reunião com o superintendente da Appa, pois foi acordado que a autoridade portuária irá analisar os meios legais para permitir que a empresa Terminais da Ponta do Félix faça a dragagem de compensação. “Essa reunião serviu para coroar esse entendimento para que a Ponta do Félix possa continuar a dragar e, dessa forma, viabilizar o Porto de Antonina, trazendo navios, gerando emprego e trabalho”, comemorou.

Segundo o superintendente Daniel Lúcio Oliveira de Souza, a Administração dos Portos já havia autorizado a movimentação de outras cargas, por meio de ordens de serviço específicas, além das operações com cargas frigorificadas. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o terminal operou 14,8 mil toneladas de congelados. O volume corresponde a quase 17% do total movimentado durante todo o ano de 2009.

O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos de Souza, e do juiz da Comarca de Antonina, Ricardo Henrique Ferreira, que mostrou interesse em se inteirar das questões relacionadas à operação do terminal portuário.