Portos nacionais fecham proposta para levar a convenção hemisférica 17/07/2009 - 11:50

A gestão ambiental dos portos foi um dos principais temas da pauta da reunião da Abeph. A proposta da Appa para administrar os impactos das atividades portuárias no meio ambiente - a partir da criação do Clube de Serviços de Meio Ambiente (CSMA) - chamou a atenção das autoridades presentes, que pretendem levar a experiência do Paraná para seus estados e a adaptar conforme a realidade de cada complexo portuário.

“Esse é, realmente, um projeto muito interessante. É uma complementação das nossas responsabilidades em relação ao cumprimento da legislação ambiental. É uma forma de consolidar todas as nossas responsabilidades ambientais em um único agente”, avaliou o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (Coderj), Jorge Luiz de Mello.
.jpg)

Comunidade
A participação da comunidade nas questões ambientais e na rotina dos portos também foi tema do encontro da Abeph em Paranaguá. A relação porto-cidade, segundo o presidente da associação, José Roberto Correia Serra, é tema prioritário na atividade portuária. Essa integração está prevista no decreto n.º 6.620, de outubro de 2008, que trata das políticas e diretrizes para o desenvolvimento e fomento dos portos e terminais portuários e disciplina a concessão, o arrendamento e a autorização de instalações portuárias marítimas. Serra reforçou que não há como dissociar a atividade portuária do planejamento urbano. “É importante que o porto tenha essa parceria com os municípios, pois sem isso não é possível implantar uma política logística eficiente.”
O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, assegurou que a integração entre o porto e o município de Paranaguá foi prioritária durante toda a gestão do ex-superintendente Eduardo Requião – preocupação anterior à criação do decreto federal. “Temos nossa parcela de contribuição com o crescimento da cidade. Mais de 80% da população vivem em função da atividade portuária. Ações que beneficiam a logística, a construção de novos terminais e a realização de programas sociais, como a distribuição de leite de soja, são exemplos do nosso compromisso com a cidade”, declarou.


