Portos do Paraná promove ação de Páscoa no Centro de Autismo 06/04/2023 - 16:40

Empregados arrecadaram chocolates Bis na cor azul para marcar mês que busca respeito e visibilidade a quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Portos do Paraná e seus empregados proporcionaram nesta quinta-feira uma Páscoa um pouco mais doce para 186 crianças do Centro Municipal de Autismo de Paranaguá. No mês mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a empresa pública promoveu uma ação interna para lembrar a todos da importância da informação sobre o assunto e o respeito que todos eles merecem. Por isso, a doação singela de uma caixa de chocolate Bis azul, cor que simboliza o transtorno.

“É muito importante a sensibilização tanto dos nossos funcionários quanto da sociedade nessa data. Foi comemorado no domingo, o Dia Mundial do Autismo, mas não somente este mês, mas também no ano inteiro entender e saber mais sobre o autismo, as características das crianças que possuem autismo e destaco também que é emocionante estar aqui no Centro de Autismo da Secretaria Municipal de Inclusão e parabéns aos envolvidos”, destaca Miguel Nasser Bisneto, coordenador de Assistência Médica e Social.

De acordo com a superintendente do Centro de Autismo, Adriane dos Santos Silva, essas doações e parcerias são fundamentais. “A família espera por esse momento, uma acolhida no Centro de Autismo e essas comemorações e para a gente é muito satisfatório”, aponta.

Por isso, esse começo de mês tem sido especial para todas as crianças. “Desde sábado tivemos cinema, o Cine Azul, no domingo tivemos a carreata e a semana toda de palestras e temos feito esse trabalho com a Secretaria de Inclusão envolvendo todo o Município”, diz Adriane. A Provopar também esteve presente oferecendo seus donativos.

Para a técnica portuária, Sônia Gregório, estar presente nessa entrega de donativos foi muito gratificante. “É muito bom ver a alegria das crianças e para a gente que participa, também. É algo maravilhoso, para manter o encanto da Páscoa para as crianças e eu amei vir aqui. Foi tudo muito lindo”, analisa.

Já o agente portuário Nelson Rodrigues lembrou a importância dos empregados se engajarem numa ação de solidariedade. “Estamos dando nossa ajuda e nossa contribuição para a sociedade, principalmente para as crianças que tem autismo, e é muito importante essa campanha da Portos do Paraná, dos funcionários e estão todos de parabéns”, finaliza.

O Centro de Autismo atende 186 crianças, sendo 62 na estimulação precoce e 124 crianças no ensino estruturado, trabalho psicopedagógico (terapia ocupacional, fonoterapia, psicoterapia e o programa para pais – terapia à família). São duas crianças de Guaraqueçaba e as restantes de Paranaguá.

O nosso agradecimento especial a:

João Vila Verde
Alexandre Scherer