Portos do Paraná participa do XXV Congresso Brasileiro da Magistratura 08/10/2025 - 17:02

Empresa pública estreita relações institucionais em evento que debateu inovação, sustentabilidade e inteligência artificial no Judiciário
A Portos do Paraná esteve presente no XXV Congresso Brasileiro da Magistratura (CMB), realizado em Foz do Iguaçu, que reuniu expoentes das carreiras jurídicas de todo o país. Foi a oportunidade de a empresa marcar presença em um evento que discutiu temas em destaque, como inteligência artificial, proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, sustentabilidade e regulação climática, entre outros assuntos. O encontro foi organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR).
Integração institucional
“A presença da Portos do Paraná no XXV CMB aproxima ainda mais a empresa pública das instituições ligadas ao Poder Judiciário. Conseguimos fortalecer as relações institucionais e dar visibilidade aos diversos projetos que vêm sendo implementados ao longo dos últimos anos pela empresa pública”, destacou o advogado e analista portuário Dante Proença, que representou a Diretoria Jurídica no evento.
De acordo com ele, o congresso reuniu alguns dos principais nomes da magistratura do país e foi fundamental levar a Portos do Paraná a esse encontro. “O tema deste ano, Magistratura em Transformação: Inovação, Sustentabilidade e Justiça, proporcionou debates profundos sobre o uso da inteligência artificial pelo Poder Judiciário. Também foram discutidos temas relacionados à inovação, sustentabilidade e reforma administrativa”, relatou o advogado.
Presenças de destaque
Entre as autoridades presentes, estiveram os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, e a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Lídia Maejima.
Também participaram os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, Joel Ilan Paciornik, Sérgio Kukina e João Otávio de Noronha; o ministro Douglas Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); e a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM).
Compromisso com a boa governança
A participação no congresso reforça o compromisso da Portos do Paraná com a boa governança, a transparência e o diálogo interinstitucional. A empresa pública busca constantemente aprimorar seus processos administrativos e jurídicos, alinhando-se às melhores práticas da administração pública e do setor portuário brasileiro.