Portos do Paraná participa do 1º Seminário Estadual de PAM, em Ponta Grossa 12/11/2022 - 08:42

A Portos do Paraná participou nesta quinta-feira (10) do 1º Seminário Estadual de PAM, promovido pela Defesa Civil, com foco no tema “boas práticas”. O evento aconteceu em Ponta Grossa e contou com a presença de representantes e integrantes dos 11 Planos de Auxílio Mútuo existentes no Paraná. O objetivo do seminário foi proporcionar uma articulação e aproximação dos PAM com a Coordenadoria Estadual, visando facilitar a gestão dos PAM e potencializar a gestão de riscos no Estado.

O coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil, presidiu o encontro. Para ele, o evento foi um sucesso, pois permitiu ampliar o conhecimento sobre esse trabalho compartilhado. "Ele permitiu que mais pessoas conhecessem como funcionam estas estruturas, seus benefícios e melhorias que proporcionam. A proposta da Defesa Civil é fomentar a criação destas estruturas nas companhias porque elas facilitam o mapeamento de riscos e a adoção de medidas para mitigá-los", disse. 

A partir de uma pauta definida pela organização, o assessor especialista da diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Felipe Zacharias, apresentou aos presentes a evolução do PAM na região desde sua implantação, em 2014. “Demonstramos as dificuldades identificadas, os pontos de melhorias e as boas práticas desenvolvidas. Também apresentamos todas as empresas envolvidas, nossa área de atuação e como se dá o funcionamento das ações”, salienta Zacharias.

A Portos do Paraná é a coordenadora da comissão gerenciadora do PAM, que conta com mais cinco empresas. Ao todo, o PAM Portos do Paraná conta com 28 empresas integrantes e deve em breve somar 30, com a adesão da Klabin S.A.e Rumo Logística.

PARTICIPAÇÃO - Do PAM da Portos do Paraná, também participaram do 1º Seminário Estadual de PAM representantes do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e da Álcool do Paraná Terminal Portuário

ENTENDA O PAM - Em atendimento a NR 29 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário - o PAM tem como objetivo a atuação conjunta de seus integrantes na resposta a emergências nas instalações das empresas integrantes, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, mediante a utilização de recursos humanos e materiais de cada empresa ou instituição, colocados à disposição do plano, sob a coordenação da Comissão de Gerenciamento e das autoridades competentes.

GALERIA DE IMAGENS