Portos do Paraná é destaque em premiação nacional do setor 11/11/2022 - 10:04

A Portos do Paraná foi, mais uma vez, reconhecida pelo respeito às regulamentações e pelo cuidado com o Meio Ambiente. A empresa pública foi destaque no Prêmio Antaq 2022, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, na noite de quinta-feira (10), em Brasília.

Os portos paranaenses receberam o primeiro lugar na categoria Conformidade Regulatória, que avalia o cuidado com o cumprimento de normas e o monitoramento de riscos de infrações, entre os portos organizados brasileiros.

No Índice de Desenvolvimento Ambiental, o IDA, o Estado se manteve em segundo lugar entre os portos públicos, sendo o porto de grande porte mais bem avaliado do país.

“Os prêmios são consequência do trabalho realizado por uma equipe que se dedica diariamente para alcançar um nível de excelência. O reconhecimento é para todos os trabalhadores que colocam o Paraná na vanguarda do setor portuário, referência em eficiência e sustentabilidade”, ressalta o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

CENÁRIO: O ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destaca a premiação como um dia de reconhecimento às iniciativas de gestão que fazem a diferença no setor de infraestrutura brasileiro.

“O setor é fundamental para o país. É importante que tenhamos um setor portuário competitivo, eficiente, que, de fato, diminua os custos logísticos. Que nós possamos seguir com essa rota de crescimento e progresso”, diz.

O ministro ainda destaca a atuação e gestão da Antaq e os investimentos – públicos e privados – para o desenvolvimento do setor. Especificamente, fala dos avanços e melhorias nos acessos rodo e ferroviários e dos leilões de áreas portuárias. “Nossa performance econômica para a próxima década já está contratada, em parceria entre setor público e privado”, comenta Sampaio.

Segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, o prêmio reconhece e estimula práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços à sociedade. “A qualidade dos transportes aquaviários passa pela busca constante do equilíbrio entre produtividade e inovação”, explica.

A diretora da Agência, Flávia Morais Lopes Takafashi, reforçou o olhar para a questão socioambiental no setor portuário. “Isso mostra o quanto é importante, a Antaq como agência reguladora e setor aquaviário, a atenção para políticas sociais, que vão devolver a importância do porto e da movimentação de cargas para a sociedade”, afirma.

TERMINAL PRIVADO - Além dos prêmios recebidos pelo setor público paranaense, o Terminal de Contêineres de Paranaguá, TCP, ficou em segundo lugar na categoria Conformidade Regulatória entre os terminais arrendados.