Portos do Paraná e MSC alinham últimos detalhes para início da temporada de cruzeiros 04/10/2023 - 18:12

Reunião detalhou ajustes a serem feitos para atracação e recepção dos passageiros a partir de 1.º de dezembro no Porto de Paranaguá

A Portos do Paraná recepcionou nesta quarta-feira, dia 4, uma equipe da MSC Cruzeiros do Brasil para a última reunião de alinhamento entre as partes para a recepção de navios de passageiros na temporada 2023/2024. Foram acertados detalhes técnicos e operacionais para proporcionar as melhores experiências nas chegadas das embarcações e dos passageiros que farão de Paranaguá o ponto de partida para as viagens pelo Oceano Atlântico. Será um navio por semana de dezembro até março que movimentará o Litoral Paranaense durante o verão.

“Fizemos uma reunião técnica de alinhamento de atracação dos navios e dos detalhes dos embarques e desembarques de passageiros, estamos fazendo os últimos ajustes e estamos ansiosos para que os navios comecem a chegar no Porto de Paranaguá”, destacou o Diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli.

Na conversa com a equipe da MSC ficaram acertados as taxas que serão cobradas (bastante competitivas em relação a outros portos), questões operacionais como uso da praticagem, de rebocadores, do oferecimento de serviços à embarcação no cais e também do abastecimento com suprimentos, que podem ser adquiridos na própria rede do Litoral para fomentar a economia local, além das facilidades oferecidas aos passageiros.

“Pedimos que os serviços todos que os navios vão ter que fazer como troca de óleo, limpeza e retirada de lixo, abastecimento com água, abastecimento com mantimentos seja comprado na cidade para fomentar o comércio local, a economia local e gerar emprego e renda na cidade que é o objetivo dos navios de passageiros aqui na nossa região”, apontou o dirigente.

Plano B

O Porto de Paranaguá também se colocou à disposição da MSC Cruzeiros para ser uma alternativa caso o Porto de Itajaí sofra com condições climáticas adversas. “Estamos disponíveis para que eles venham atracar aqui com outro navio, que é o Musica. Então, a gente está à disposição para outros navios que, eventualmente, possam vir para cá”, finaliza Pioli.

Estiveram presentes pela MSC Charles Monteiro (gerente da Filial MSC Paranaguá), Tiago Granzoli (MSC Paranaguá), Fabiano Gama (Gerente de Operações da MSC SHipping), Eliane Lira (Gerente de Operações da MSC Cruzeiros), Ottavio Teixeira (operações portuárias MSC Cruzeiros), Guilherme Vale (coordenador de Logística e Alimentos & Bebidas da MSC Cruzeiros) e pela Portos do Paraná também participaram o Diretor de Operações Portuárias Gabriel Vieira e o Diretor Administrativo e Financeiro Marcos Bonoski, além do corpo técnico da empresa pública.

GALERIA DE IMAGENS