Portos do Paraná e AAPA Latam promovem encontro presencial para ampliar parcerias 27/08/2025 - 15:42

Presidente da AAPA apresentou programas e serviços que poderão ser desenvolvidos em parceria com a Portos do Paraná
O presidente executivo da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA Latam), Juan Duarte, esteve presencialmente em Paranaguá para um encontro híbrido com os diretores e o secretário-geral da Portos do Paraná na manhã desta quarta-feira (27), no Palácio Taguaré.
Duarte reuniu sua equipe, de modo on-line, para apresentar à direção da Portos do Paraná os principais programas e serviços da instituição, que é referência internacional no setor portuário. A Portos do Paraná é membro gold da Associação.
A AAPA Latam mantém programas de comunicação, educação, infraestrutura, equipamentos especializados e de desenvolvimento de tecnologia, além da capacitação para as equipes portuárias e serviços de seguros no setor. “Hoje pudemos criar meios para desenvolver um plano de trabalho muito mais ativo que irá gerar mais valor para a comunidade portuária”, afirmou Duarte.
Atualmente, a AAPA Latam conta com a participação de portos públicos e privados, além dos principais membros da cadeia logística e autoridades portuárias. “A Portos do Paraná é líder no setor portuário, e hoje tivemos uma troca de conhecimento muito enriquecedora com a autoridade portuária”, destacou Duarte.
Prêmios
Além dos programas e serviços, a instituição também premia os portos que realizam as melhores práticas portuárias no mundo. Em junho, a Portos do Paraná foi destaque no Congresso AAPA LATAM 2025, realizado no Peru, ao receber dois Prêmios de Excelência da Indústria Portuária — reconhecimentos considerados o “Oscar dos Portos” nas Américas. A empresa pública venceu nas categorias Desempenho e Crescimento Portuário e Desenvolvimento Sustentável.
Em 2023, a autoridade portuária também foi premiada pela mesma instituição. O prêmio reconheceu a empresa pública paranaense na categoria Eventos Especiais pela promoção da Corrida do Porto e pela ligação com a comunidade.