Portos do Paraná define ações do Plano Estratégico 2022-2027
31/08/2021 - 09:59

A empresa pública Portos do Paraná definiu um cronograma de ações para elaboração do Plano Estratégico 2022/2027. A Gerência de Planejamento, responsável pelo processo, definirá, junto a grupos multidisciplinares, a metodologia que será adotada.

O Plano Estratégico 2022/2027 terá uma versão detalhada com metas e indicadores internos e outra versão institucional, para atração de investimentos e parceiros nacionais e internacionais.

“Todas as diretorias e áreas serão envolvidas. A intenção é ter objetivos claros, com a participação de todos e em consonância com os princípios que regem todos os nossos serviços”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Os grupos foram definidos na Portaria 163-21. Cada um deles possui um papel específico e pertinente na análise e tratamento dos temas que serão trabalhados para definição dos novos objetivos estratégicos da empresa.

“Além do papel central, os grupos terão a função de promover integração, sinergia e troca de conhecimentos entre os setores”, explica o gerente de Planejamento Estratégico, Honorato Chudson.

Foram definidos os seguintes grupos, com frequência de reuniões diferentes, com base em diversas perspectivas:

Grupo base - Reuniões semanais para discussão e deliberação dos pontos que serão apresentados para análise, como: revisão da SWOT (análise das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças), identidade estratégica (missão, visão, valores) e análise das informações recebidas dos Grupos Focais e Notáveis.

Grupos Focais - Reuniões conforme demanda para tratamento de temas específicos, discutidos nas reuniões com Grupo Base ou Notáveis, além de temas pré-definidos, como projetos estratégicos, ações, indicadores, entre outros.

Grupo Notáveis - Reuniões conforme demanda para validar informações discutidas com o Grupo Base e Focais, de modo que seja possível ter respaldo e troca de experiência com os funcionários com vivência de destaque no ambiente portuário.

PESQUISA - Uma pesquisa será realizada via APPANet (intranet) com o objetivo de coletar as percepções individuais dos colaboradores.  A intenção é criar uma percepção ampla de todas as camadas de gestão da empresa.

Após a conclusão de cada etapa, os relatórios preliminares serão submetidos para a Diretoria Executiva e posterior consolidação e validação pelo diretor-presidente e Conselho de Administração (Consad).