Portos do Paraná comanda mutirão de limpeza de resíduos sólidos na ilha de Eufrasina 19/04/2023 - 16:07

A Portos do Paraná organizou e promoveu nesta quarta-feira (19) um mutirão de limpeza nas praias e trilhas da comunidade de Eufrasina, no Litoral. A ação é coordenada pela diretoria de Meio Ambiente e está atrelada ao Programa de Educação Ambiental e Programa de Limpeza de Manguezais da empresa pública. Cerca de 110 quilos de recicláveis e 56 quilos de não recicláveis foram coletados.

Para o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a ação vai ao encontro da solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior em aproximar a empresa pública da comunidade. “Desde o começo da gestão ele nos determinou que os portos do Paraná, além de olhar para o oceano, tivessem um olhar voltado para nossas cidades litorâneas e para as comunidades que ali residem”, afirmou. 

Jaqueline Dittrich, bióloga da Portos do Paraná e uma das coordenadoras da ação, conta que a iniciativa foi tomada em parceria com a Associação de Moradores da Ilha de Eufrasina. “A limpeza de hoje é uma ação preparatória para um próximo evento, agendado para semana que vem, dia 25. Vamos apresentar aos moradores uma oficina de confecção de biodigestores, falar também de saneamento básico e de gerenciamento de resíduos”, salientou a bióloga.

“Primeiro foi realizada a implantação de um sistema de tratamento de esgoto na associação de moradores e escola do local, agora essa ação de coleta de resíduos e semana que vem faremos uma apresentação geral do que temos feito e do que pretendemos fazer na ilha”, afirmou o professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Augusto Silveira Armani.

Para Rosene Aparecida Passos, presidente da Associação de Moradores da Ilha Eufrasina, esse tipo de ação é muito importante, ainda mais que se conseguiu envolver os alunos da escola, para que eles aprendam não só a não descartar o lixo de forma errada, como a recolher o lixo que alguém eventualmente largou pelo caminho. “Com a comunidade limpa e organizada, fica mais bonito quando vem pessoas de fora, notam que em Eufrasina existe o cuidado com o meio ambiente”, disse.

Participaram da ação alunos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alunos da escola estadual do local e moradores da comunidade de Eufrasina.

PERMACULTURA – O Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná segue os princípios da permacultura – cuidar das pessoas, cuidar do planeta e a partilha justa da distribuição dos excedentes.

A prática consiste no planejamento de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos conhecimentos de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, sempre sob a ótica da ecologia.

Além disso, todos os projetos ambientais e monitoramentos executados pela Portos do Paraná têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, do qual a empresa pública é signatária.

GALERIA DE IMAGENS