Portos do Paraná certifica empresas da Ilha do Mel com “Selo Verde 2023” 25/10/2023 - 14:05

Sete estabelecimentos localizados na Ilha do Mel receberam nesta terça-feira (24) o certificado “Selo Verde 2023”, chancela ambiental criada para empresas que fazem separação dos resíduos e adotam boas práticas ambientais, como a compostagem. A iniciativa reúne a Portos do Paraná, Prefeitura de Paranaguá e moradores da região, com o objetivo de estimular a preservação do meio ambiente e belezas naturais do segundo ponto turístico mais visitado no Paraná. 

Os certificados foram entregues nesta terça-feira (24) na região de Encantadas nas pousadas Morada da Sereia, Villa Encantada, Orquídeas, Maré Alta, Estrela do Mar, Recanto das Cores e o restaurante Mahalo Gastronomia. O comitê integrante do projeto comprovou que os locais possuem lixeira acessível aos coletores e inacessível a animais, separam os resíduos nas categorias corretas e acondicionam nos sacos indicados. Eles também receberam a visita do Projeto Compostar para Cultivar. Atualmente, 28 empresas possuem o registro e a meta é que até o final do ano o total chegue a 35 estabelecimentos.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, o projeto sugerido pelos moradores é um modelo para todo o complexo estuarino de Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba e demais baías, pois fomenta a correta gestão dos resíduos gerados pelas pessoas e também a prática da compostagem dos resíduos orgânicos.  "O Selo Verde é um projeto revolucionário de vanguarda na nossa região, que tem a missão nobre de promover a boa gestão dos resíduos e a prática da compostagem a todos os moradores do litoral paranaense. O projeto também é importante pois aproxima a Portos da comunidade e dos projetos sustentáveis ", destacou o diretor.

Anualmente são abertas inscrições para os estabelecimentos da Ilha de acordo com os seguintes critérios:  fazer a correta segregação dos resíduos; ter uma lixeira apropriada para cada produto, que seja inacessível para animais; e ter recebido a visita do Projeto Compostar para Cultivar, com o objetivo de conhecer e aprender os benefícios da compostagem. A bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, explica que "a contrapartida é justamente divulgar que a pousada ou restaurante é comprometido com o meio ambiente e que tem boas práticas na gestão de resíduos".

Além do certificado, as empresas receberam informativos e adesivos para identificação correta de cada ponto de coleta. Nesta 2ª edição também foi entregue uma placa complementar visando estimular a aquisição de mais selos da campanha. Quem separa os resíduos recebe o selo verde, quem realiza compostagem recebe o selo marrom, quem reduz a produção de plástico recebe o selo vermelho e quem reduz a produção de vidro recebe o selo amarelo.

A proprietária da pousada Morada da Sereia, Natasha Schuchowsky, recebeu o segundo selo verde e ganhou o selo marrom. Ela explica que o certificado tem ajudado na identificação do local como um parceiro ecológico. “Os hóspedes que veem o nosso selo verde lá embaixo, na nossa plaquinha, perguntam o que é. Nós explicamos o projeto e contamos sobre a composteira aqui na pousada. Geralmente, os hóspedes que já têm composteira se interessam e pedem um potinho para deixar os resíduos orgânicos de frutas, que eles consomem no quarto. Nós colocamos na composteira para não misturar o resíduo”.

Outra pousada que recebeu o selo pela segunda vez foi a Estrela do Mar, que há 28 anos atua na ilha. “Sempre tivemos a responsabilidade de dar um destino adequado para os nossos resíduos, até para servir como exemplo para os outros empreendimentos da região e para os moradores e turistas também”, explicou o gerente Guilherme Grotti Espinosa.

A proprietária da pousada Recanto das Cores, Carla Simone Felipe, está presente desde o início do projeto e possui diversas ações de preservação ambiental. “Temos uma horta, um minhocário e o nosso lixo praticamente zerou. Muita gente chega na pousada querendo saber sobre o projeto e sobre o que a gente está fazendo aqui em relação à ilha, à natureza, ao oceano, enfim, a vida, né? Obrigada pela certificação, eu estou muito feliz e vamos tentar sempre melhorar”.

NOVOS CERTIFICADOS – Ao todo, quatro estabelecimentos receberam o selo pela primeira vez. O restaurante Mahalo, comandado pelo chef de cozinha, Manuel Henrique Alapont, foi um deles. Segundo o chef, “o Selo Verde vem para afirmar aquilo que a gente tem como sentimento. Não como um rótulo. Então, o nosso sentimento é de preservação, de autossustentabilidade e eu acredito que esse projeto é muito bacana pra andar em paralelo com as empresas aqui na Ilha”.

Outra instituição que participa do projeto é o da dupla Juliana da Maia e Wilson Luiz Carneiro, da Pousada Maré Alta. “Acredito que aqui na ilha a gente precisa muito cuidar desse lado do meio ambiente, de trazer isso para cada pousada, para cada estabelecimento”, disse Juliana. A Pousada Orquídeas também foi certificada pela primeira vez. “Buscamos contribuir com tudo que a gente preza aqui, por morar numa área de reserva, por querer manter essa ilha viva. Eu acho que são os mínimos gestos que podem fazer a total diferença”, afirmou a gestora, Ana Carolina Soares.

A proprietária da Pousada Villa Encantada, Valquíria Adur, afirma que os aprendizados na infância a motivaram a participar do projeto. “Sempre morei em casa e desde pequena vi meu pai cultivar temperos e hortaliças em casa. O único adubo que ele usava era cascas e folhas. Quando fiquei sabendo da existência do projeto Selo Verde aqui na Ilha, na mesma hora entrei em contato com a Paula para receber orientações”, contou Valquíria.

COMO PARTICIPAR OU VISITAR – Mais informações sobre como receber o Selo Verde podem ser obtidas no site www.seloverdeilhadomel.com ou junto à Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná pelo e-mail diramb@appa.pr.gov.br. Turistas que têm programado visitação na Ilha do Mel e preferência por prestigiar estabelecimentos credenciados com o Selo Verde encontram informações sobre integrantes do projeto no Instagram @seloverde.ilhadomel.

 

ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS

Pousada Recanto das Cores

Sorveteria do pirata

Pousada Morada das Flores

Fim da Trilha Pousada e Gastronomia

Pousada Kainoa

Pousada do Chicão

Pousada Estrela do Mar

A Ilha Verde Hotel Pousada

Pousada e Café das Meninas

Pousada Girassol

Pousada Caraguatá

Pousada Morada da Sereia

Lanchonete da Elza

Pousada e Restaurante Vila Verde

Pousada Ilha do Mel Café

Pousada e Restaurante Beehouse

Pousada Plâncton

Pousada Sol e Mar

Pousada do Arthur

Restaurante Chalé Lote 22

Pousada e bistrô Canto Verde

Pousada In´Canto

Bar do Canto da Vó

Mercado Navegantes

Mahalo Gastronomia

Villa Encantada

Orquídeas

Maré Alta

GALERIA DE IMAGENS