Portos do Paraná avança na implantação do Mapa Estratégico 22/02/2023 - 14:44

A Portos do Paraná avançou mais uma etapa na implantação do Mapa Estratégico 2022-2027. No primeiro ano de projeto, a empresa pública já colheu resultados expressivos que auxiliam na gestão e consolidam o posicionamento voltado ao mercado.

Um dos ganhos proporcionados é a abertura de duas novas áreas, gestão de projetos e gestão de riscos, que contam com a participação efetiva de membros de todas as diretorias da administração portuária.

“A área de riscos foi apresentada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgãos de controle que sinalizaram positivamente para os novos rumos da empresa pública com a implantação do Mapa Estratégico”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. 

Os resultados colhidos ao longo de 2022 também foram apresentados aos membros do Conselho da Autoridade Portuária e do Conselho de Administração.

Com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos colaboradores, foram oferecidos cursos e capacitações envolvendo gestão de riscos, gerenciamento de projetos, trabalho em equipe, entre outros.

RESULTADOS - Outro destaque da primeira etapa da implantação do Mapa Estratégico é o foco em desempenho institucional. Oito painéis integrados de acompanhamento em tempo real com dados e indicadores das áreas foram criados, além do Business Intelligence (BI) onde os colaboradores podem fazer consultas para tomada de decisões.

Outro destaque está na economia de recursos para os cofres públicos com a implantação dos BIs, e das sistemáticas que envolvem as áreas de gestão de projetos e riscos dentro da própria empresa. A estimativa da empresa pública é de economia de cerca de R$ 5 milhões.

Logo no primeiro ano de implantação já foi possível mensurar resultados com o planejamento estratégico. A alta na implantação da gestão pró-resultados chegou a 100% e o aumento no engajamento corporativo, a 789%.

SEGUNDA FASE – Uma atualização para a nova etapa do Mapa Estratégico 2022-2027 foi realizada pela Gerência de Planejamento Estratégico. Os objetivos estratégicos envolvendo pessoas, sociedade, stakeholders, mercados e investimentos, foram aprimorados.

Com isso, uma nova versão do mapa será disponibilizada aos colaboradores para que possam acompanhar os novos rumos da Portos do Paraná, além do Balanced Scorecard (BSC), que demonstra o percentual de implantação de cada eixo estratégico, objetivos, entre outras opções de consulta.

“Encerramos o primeiro ano com 22% de implantação do Mapa Estratégico, o que é muito positivo, considerando que o prazo completo é de cinco anos”, destaca o gerente da área, Honorato Chudson.

mapa

GALERIA DE IMAGENS