Portos do Paraná arrecada 300 quilos de alimentos em palestra na Isulpar 07/05/2024 - 10:51

Diretor-presidente apresentou os principais resultados e os desafios para os próximos anos nos portos paranaenses

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ministrou palestra sobre o setor portuário para os estudantes e profissionais da área no auditório da Isulpar, em Paranaguá, nesta segunda-feira (06). 300 pessoas participaram da palestra e cada um doou 1 quilo de alimento não perecível para asilos e orfanatos em Paranaguá.

Com o tema “Conquistas, realizações e o futuro dos portos paranaenses”, Garcia apresentou as principais realizações e desafios dos portos de Paranaguá e Antonina. “O Porto busca sair um pouco das trincheiras, não só olhando nosso dia a dia operacional, mas também demonstrando a toda população o trabalho que é realizado nos portos paranaenses, que beneficia todo o Estado. Também queremos dialogar com quem está estudando ou se formando agora, em prol do desenvolvimento profissional da comunidade”, comentou o diretor-presidente.

“É um prazer enorme receber o presidente Luiz Fernando aqui, conhecedor como poucos da área portuária, e é uma grande oportunidade para troca de conhecimento entre alunos, visitantes e os portos paranaenses”, destacou o diretor de Graduação, professor Bruno Gasparini.

Os portos são grandes geradores de renda para as comunidades do litoral do Estado. Cerca de 16 mil profissionais passam regularmente pelos portos de Paranaguá e Antonina sendo: 503 empregados e estagiários da Portos do Paraná, 2.499 trabalhadores portuários avulsos (TPA) e 13.736 profissionais terceirizados, de operadores a tripulações registrados pela Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP) da empresa pública.

“A palestra foi um momento muito importante de divulgação de ideias, conceitos e inovações, que acontecem na Portos do Paraná. Nosso governador, Ratinho Júnior, costuma dizer que o Paraná é o supermercado do mundo, mas sem sombra de dúvidas, os portos paranaenses são o check-out desta movimentação”, comentou o professor da Isulpar, Marcel Klozowski.

Além de apresentar o crescimento e resultados dos portos paranaenses ao longo da história, o diretor-presidente também comentou os investimentos que estão sendo realizados como é o caso do Moegão, a maior intervenção portuária em desenvolvimento no Brasil. O projeto foi orçado em R$ 592 milhões e será custeado pela Portos do Paraná. A nova moega ferroviária será instalada numa área de quase 600 mil e vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá.

O estudante e estagiário da Portos do Paraná, Miguel Maletzke, tirou dúvidas sobre o Moegão com a presidência e aprovou o evento. “Foi muito boa palestra, enriquecedora, acho que valeu o conhecimento pra nós. Pra mim, que sou formado no curso técnico em Portos e atuo em tecnologia, vejo como tudo está interligado, e como isso é importante pra cidade”, comentou o estudante.

Os grandes investimentos e resultados também são reconhecidos nacionalmente. A Portos do Paraná é quatro vezes campeã consecutiva em melhor gestão portuária brasileira de acordo com o governo federal. Como resultado dos investimentos inteligência logística e gestão, em 2023, os portos paranaenses alcançaram a marca de 65 milhões de toneladas movimentadas, número que estava previsto para 2040.