Portos do Paraná apoia 3° Seminário de Cabotagem e Intermodalidade 20/09/2019 - 15:10

Está agendado para acontecer durante todo o dia 23 de outubro, com apoio da empresa pública Portos do Paraná, o 3° Seminário de Cabotagem e Intermodalidade - Logística e Infraestrutura, organizado pelo IDEM, Instituto de Diplomacia Empresarial.

Um dos defensores da cabotagem é o Diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva júnior, que acredita que o constante crescimento de cargas movimentada no Brasil passa necessariamente pelo desenvolvimento de outros modais. “A cabotagem é um modal que precisa ser incentivado, já que o país tem uma longa costa marítima e carga para ser distribuída em diversos Estados. O desenvolvimento da cabotagem em escala nos traria vantagens nos custos, além de proporcionar mais uma alternativa na logística de distribuição nas diversas regiões do Brasil”, explica Teixeira.

O evento tem abertura programada para 8h30, seguido de painel com moderação de João Arthur Mohr, coordenador de Infraestrutura da FIEP - Federação das Indústrias do Paraná e membro do Grupo G7, integrado pela Fecoopar/Ocepar, Faciap, ACP, FAEP, FIEP, Fetranspar e Fecomércio.

Ao longo do dia serão realizadas outras 10 palestras, incluindo a do presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que 9h45 fala sobre “Eficiência em Gestão e Inteligência Logística!”. Ele palestra logo depois do Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que aborda o tema “Desafios para os próximos 30 anos e Hub Logístico da América Latina.

Palestram ainda representantes de outras oito empresas e entidades: do TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, da Cattalini, da Cotriguaçu, Fetranspar, Antaq, Loh-in, Mercosul-Line e Rumo.

3º Seminário de Cabotagem e Intermodalidade – Logística e Infraestrutura.

No Hotel Camboa, em Paranaguá

Dia 23 de outubro - quarta-feira

Com idealização e organização do IDEM – Instituto de Diplomacia Empresarial

Inscrições www.idem.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

08h00min – Credenciamento.

08h30min – Abertura com autoridades presentes.

Painel manhã – Com moderação do Sr. João Arthur Mohr, coordenador de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná- FIEP e membro do G7 (Fecoopar/Ocepar, Faciap, ACP, FAEP, FIEP, Fetranspar e Fecomércio)

08h45min – Perspectivas Logística-Portuária no Brasil e “BR do Mar”, com gestor da SNPTA/Ministério da Infraestrutura;

09h15min – Desafios p/os próximos 30 anos e Hub Logístico da AL, com Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística – Sr. Sandro Alex;

09h45min – Portos do Paraná/APPA: Eficiência em gestão e Inteligência Logística, com CEO da APPA – Sr. Luiz Fernando Garcia da Silva;

10h15min – TCP: Terminal de Contêineres de Paranaguá, com Diretor do TCP – Sr. Juarez Moraes e Silva;

10h45min – Cattalini: o maior terminal de líquidos do Brasil, com presidente da Cattalini – Sr. Jose Paulo Fernandes;

11h15min – Rodada de perguntas com palestrantes da manhã, com moderação do Sr. João Arthur Mohr, coordenador de infraestrutura da FIEP e membro do G7.

12h15 as 13h15min – Intervalo do almoço.

Painel (tarde) – Com moderação do Sr. Gustavo Costa, mestre e doutorando em Engenharia Naval, pesquisador do Centro de Inovação Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP-USP), com 30 anos de experiência em Transporte marítimo, Logística e Transporte e figura de destaque na Cabotagem e na Intermodalidade Nacional.

13h15min – Cotriguaçu: 40 anos de operação eficiente pelos Portos do Paraná, com diretor da Cotriguaçu – Sr. Rodrigo Coelho;

13h40min – A importância do modal rodoviário na integração intermodal e nas soluções logísticas no Paraná, com Fetranspar;

14h00min – “O Transporte Aquaviário como Solução Logística e Ambiental”, com direção da ANTAQ;

14h30min – Log-in: Soluções logística “porta a porta”, com direção da Log-in Logística;

14h50min – Mercosul-line: Cabotagem é o nosso negócio, com direção da Mercosul-line;

15h10min – Transporte de contêineres por trilhos cresce no Brasil e os novos investimentos da Rumo no Paraná e no Brasil - Ferrovia e Intermodalidade, com Sr. Marcelo Saraiva-Brado/Rumo;

15h30min – Cases de Sucesso de Cabotagem: BRF e Klabin;

16h00min – Rodada de perguntas e Mesa de debate dos palestrantes: Perspectivas e desafios para a Logística e a Intermodalidade no Paraná e no Brasil com Antaq, Armadores, Entidades de Classe, MINFRA, FETRANSPAR, TCP, APPA, FAEP, OCEPAR e FIEP, com moderação do Sr. Gustavo Costa, mestre e doutorando em Engenharia Naval, pesquisador do Centro de Inovação Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP-USP) e com 30 anos de experiência em Transporte marítimo, Logística e transporte.

17h00min – Encerramento.