Porto em Ação faz mais de 500 atendimentos no Pátio de Triagem 13/04/2023 - 17:34

A 2ª edição do Porto em Ação, programa que acontece no Pátio de Triagem de Paranaguá e é organizado e coordenado pela Portos do Paraná, fez mais de 500 atendimentos a caminhoneiros nesta quinta-feira (13). Em época de safra, com cerca de 2 mil caminhões passando pelo local por dia, o evento bateu seu recorde, com medições de pressão, aferições de glicose, vacinação, odontologia, orientações de trânsito, meio ambiente e segurança.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, é um dia muito especial. “Sabemos das dificuldades que os caminhoneiros têm no dia a dia das estradas, e é um prazer atendê-los quando chegam em Paranaguá, bem acolhidos pela Portos do Paraná aqui o Pátio de Triagem”.

Segundo ele, o Porto em Ação demonstra o grau de evolução que a empresa alcançou na relação porto/cidade. “A cada dia o porto se encontra mais voltado à população, seja na área de capacitação, de serviços oferecidos ou até mesmo na questão do entretenimento. Exemplo disso é a 1ª Corrida do Porto, que acontece no próximo domingo, organizada para os parnanguaras, que moram e adoram Paranaguá”, salienta Pioli.

Sempre presente na ação, a ouvidora da Portos do Paraná, Mirella Ferreira Costa, conta que conversar com os caminhoneiros no seu ambiente é bem mais produtivo. “Eles se soltam mais, conversam sem medo, contam sobre suas dúvidas e dificuldades, facilitando o entendimento e o trabalho da Ouvidoria”, diz Mirella.

Para Ghislaine Corrêa, diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, o objetivo é atingir o maior número de pessoas que são transitórias na comunidade. “De vacinas, trouxemos a da Covid-19 bivalente e a Influenza 2023, essa, inclusive, os caminhoneiros estão entre o público-alvo da campanha. Para completar, no odontomóvel efetuamos a revisão odontológica completa para eles, orientando depois quem devem procurar, conforme sua condição clínica”.

Analine Dagmar Paula da Silva, coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito da Guarda Civil Municipal, participa do Porto em Ação desde sua primeira edição, em 2019. “Estamos orientando os caminhoneiros sobre a parte de prevenção, informando quais são as áreas permitidas de circulação na cidade, as áreas proibidas e as tonelagens permitidas para trafegar”, afirma.

APROVAÇÃO - O caminhoneiro Donizete Pereira, de São Paulo, que trouxe soja ao porto, aprovou as ações. “Muito bons esses serviços, aferi pressão, medi diabete, tomei café e comi pão de queijo”.

Mario Marengo, da Lapa, emendou: “Vim bisbilhotar e acabei participando de tudo. Peguei uns brindes, aferi a diabete, a pressão, agora vou lá ver a vacina. Muito bom esse apoio”, diz.

NOVAS EDIÇÕES – Para 2023, outras quatro edições do Porto em Ação já estão programadas – 6 de junho, 10 de agosto, 5 de outubro e 7 de dezembro.

Portos do Paraná têm aumento de 17,2% na movimentação de mercadorias em março

PARCEIROS – Com coordenação da Portos do Paraná, somaram-se ao evento a Ouvidoria e a Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa pública, a Prefeitura de Paranaguá (com o ônibus da vacina e o Odontomóvel), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Instituto Global Saúde, a CIA Ambiental, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil e Guarda Portuária.