Porto de Paranaguá sedia reunião de entidades portuárias 13/07/2009 - 16:00

O Clube de Serviços de Meio Ambiente – proposta da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para a gestão ambiental dos terminais portuários - será um dos temas abordados pelos integrantes da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), durante reunião do Conselho Deliberativo, que ocorrerá nos próximos dias 15 e 16, no Porto de Paranaguá.

A reunião será realizada na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e terá na sua pauta, além do modelo de gestão ambiental adotado nos portos paranaenses, temas ligados ao cenário portuário nacional.

Para o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, a Abeph tem pautado suas ações na necessidade de fortalecer a autoridade portuária brasileira que, ao longo dos anos, perdeu força e espaço. A extinção da empresa pública Portobrás (Empresa de Portos do Brasil S.A.), no governo Fernando Collor de Mello, avaliou o superintendente, foi o “ponto culminante” dessa desestruturação. “Com a criação da Secretaria Especial de Portos (SEP), o governo federal está resgatando essa expertise, mas precisamos de um marco regulatório bem definido para combater o lobby privado”, afirmou Souza.

No encontro, os associados farão análises sobre a legislação brasileira que trata da exploração de áreas e instalações portuárias; gestão e treinamento portuário e dragagem. Uma visita às instalações portuárias também está prevista.

No primeiro dia do evento, a partir das 16 horas, o presidente da entidade, Arno Oscar Markus, receberá a imprensa para uma entrevista coletiva, na sede da Appa.

Abeph
Fundada em 1958, a Abeph está sediada no Rio de Janeiro e reúne representantes de portos brasileiros, sejam eles de gestão federal, estadual ou municipal. Entre os objetivos da entidade está a discussão de políticas públicas para o setor portuário e a maior eficiência no desempenho de suas atividades. Nos encontros mensais, além da troca de informações entre seus associados, acontecem debates sobre gestão portuária e a relação porto-cidade.