Porto de Paranaguá recebe mármore da Turquia 13/08/2009 - 09:30

O Porto de Paranaguá recebeu, nesta semana, o navio “Papua”, que está descarregando 30,5 mil toneladas de mármore vindas da Turquia, país que desponta no cenário internacional como um dos principais fornecedores de produtos de mármores e granitos brutos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas). A operação no cais comercial é de responsabilidade da empresa Rocha Top.
De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), as operações de importação de rochas ornamentais superam as exportações no complexo portuário paranaense. No ano passado, foram desembarcadas 107,3 toneladas. O volume não é tão representativo, em função do perfil das atividades desenvolvidas no Porto de Paranaguá, mas demonstra a variedade de mercadorias que pode ser movimentada no terminal paranaense, além dos granéis, contêineres, líquidos e veículos.
No Brasil, o Porto de Vitória (ES) concentra 65% das exportações brasileiras de rochas ornamentais. Segundo informações da Abirochas, no ano passado, o País exportou 1,9 milhão de toneladas, gerando uma receita de US$ 954,5 milhões. Entre janeiro e junho deste ano, o volume exportado alcançou 723 mil toneladas e uma receita de US$ 304,7 milhões.