Porto de Paranaguá recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio 09/11/2022 - 16:10

Os trabalhadores da Portos do Paraná, empresas terceirizadas, portuários avulsos e demais funcionários a serviço no Porto de Paranaguá receberam uma bênção especial na manhã desta quarta-feira (9). A sede administrativa, a Unidade de Segurança Administrativa/Guarda Portuária, a sede operacional e o cais estiveram no circuito de passagem da imagem de Nossa Senhora do Rocio, levada pelo reitor do Santuário Estadual, padre Dirson Gonçalves.

A peregrinação é tradicional e, sempre nos meses de novembro, antecede a festa da padroeira do Estado. Como em todos os anos, a empresa pública faz questão de preparar uma celebração especial no hall de entrada do Palácio Taguaré.

“Somos vizinhos, o Porto e o Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Um olha para o outro e assim desenvolvemos, juntos, toda a região”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estávamos ansiosos esperando essa visita”.

Após a celebração na entrada, o padre Dirson Gonçalves e dois outros clérigos percorreram os corredores, dando as bênçãos a quem estava de serviço. No cais, a imagem da santa foi escoltada pela Guarda Portuária.

“Este é um momento que também aguardamos com muito carinho. É o encontro de duas potências do nosso município, da cidade berço do Paraná. É o encontro da força econômica, que é o Porto, à força espiritual que vem do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado”, disse o padre Dirson.

COMEMORAÇÕES – As tradicionais visitas da imagem de Nossa Senhora do Rocio às empresas, órgãos públicos e entidades de classe de Paranaguá começaram já no final de outubro. Esta atividade integra a programação da 209ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que teve início no domingo (06) e seguirá até o dia 16 de novembro.

O Dia da Padroeira do Paraná é 15 de novembro. O Paraná é o único Estado que tem uma padroeira reconhecida pelo Vaticano (papa Paulo VI, em 1977). Paranaguá foi a cidade escolhida, entre os 399 municípios do Estado, para abrigar o santuário e a imagem sagrada para os fiéis.

GALERIA DE IMAGENS