Porto de Paranaguá recebe grupo especial da comunidade surda 25/09/2023 - 16:57

Estudantes conheceram a estrutura portuária durante visita em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, que ocorre nesta terça-feira, dia 26

A Portos do Paraná recebeu uma visita muito especial nesta segunda-feira, dia 25. Um grupo de 45 crianças, professores e funcionários da Secretaria de Inclusão estiveram conhecendo um pouco do que é o Porto de Paranaguá. Foi um momento de descontração para meninas e meninos em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado nesta terça-feira, dia 26, que tem o objetivo de propor a reflexão e o debate sobre os direitos pela inclusão deles na sociedade.

“Os portos de Paranaguá e Antonina estão sempre abertos a receber muitos visitantes, incluindo crianças no nosso projeto Porto Escola e também alunos especiais como esses que merecem todo o nosso respeito e também devem estar presentes em todos os ambientes, incluindo toda a área portuária, que está aberta para o mundo e também para a comunidade local”, destacou o diretor presidente Luiz Fernando Garcia.

Para a Secretária Municipal de Inclusão, Camila Leite, a visita ao Porto de Paranaguá pelas crianças da Escola Bilíngue CEDAP em comemoração ao Dia Nacional do Surdo é um evento de grande significado. “Essa experiência não apenas permite que as crianças conheçam as operações portuárias, mas também promove a inclusão e a conscientização sobre a comunidade surda”, avaliou.

Durante a visita, eles foram acompanhados por uma equipe da Portos do Paraná, que mostrou um pouco do que é o funcionamento de uma instalação portuária. “Apresentar o Porto de Paranaguá para esse grupo foi muito gratificante pois acho que na cabeça deles não imaginavam entrar num porto pois deu para ver o brilho nos olhos, o prazer e a felicidade de estarem aqui e mostramos que a Portos do Paraná pratica a inclusão social”, apontou José Carlos Bom, Coordenador de Infraestrutura e Comunicação.

Para Camila, essa visita é uma oportunidade de quebrar barreiras. “Demonstrando que a linguagem de sinais é uma forma importante de comunicação. Além disso, as crianças aprenderão sobre a importância da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de sua audição. Essa visita não é apenas educativa, mas também um ato de solidariedade e respeito”, finalizou a secretária.