Porto de Paranaguá homenageia ex-diretor e rebatiza Pátio de Triagem 01/08/2025 - 16:37

Espaço passa a se chamar Dr. Mario Marcondes Lobo Filho, em reconhecimento à trajetória pública e contribuição ao desenvolvimento do porto
Foi concluída nesta sexta-feira (1º) a instalação do novo letreiro que oficializa a mudança de nome do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. O espaço passa a se chamar Dr. Mario Marcondes Lobo Filho, conforme determina a Lei Estadual nº 21.880, de 27 de fevereiro de 2024, proposta pelo deputado Artagão Junior. “Esta homenagem é o reconhecimento da história de uma pessoa que contribuiu com o Paranaguá, a Portos do Paraná e que foi embora cedo”, justificou Artagão.
A homenagem é dedicada ao advogado parnanguara que ocupou cargos de destaque na administração da empresa pública Portos do Paraná. Mariozinho Lobo, como era conhecido, atuou como diretor administrativo e financeiro entre 2003 e 2007 e, posteriormente, como superintendente — função equivalente ao atual cargo de diretor-presidente — entre 2010 e 2011.
“Ficamos gratos em poder homenagear uma figura pública de extrema importância para a comunidade e para os portos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Reconhecimento a uma trajetória pública
Filho de Sonia Regina Lobo e do ex-prefeito Mário Marcondes Lobo, Mario Filho dedicou grande parte da vida ao município, exercendo diversas funções públicas e atividades filantrópicas.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, advogou nas áreas cível e trabalhista para diversas empresas. Foi vereador em Paranaguá entre 1993 e 1996, presidiu a Central de Água, Esgoto e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná (Cegepar) em 2001 e atuou como secretário municipal entre 2009 e 2012.
Também exerceu a presidência da Fundação de Esportes de Paranaguá e do tradicional clube de futebol Rio Branco Sport Club. Durante sua gestão, o time retornou à primeira divisão do campeonato estadual.
Figura ativa na sociedade parnanguara, também dirigiu o Clube Literário de Paranaguá e o grupo de escoteiros Santa Rita. Mario Marcondes Lobo Filho faleceu aos 53 anos, no dia 11 de outubro de 2021, em decorrência de um AVC sofrido no ano anterior.
Estrutura moderna e funcional
Com 330 mil metros quadrados, o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá é um equipamento fundamental para a logística portuária. O espaço oferece 1.000 vagas estáticas para caminhões e conta com estrutura de apoio aos motoristas, como banheiros com chuveiros e cantinas.
O principal objetivo do pátio é receber os veículos que transportam granéis vegetais, como grãos e farelos. As cargas passam por controle de qualidade e seguem somente após liberação para os terminais de exportação. Com acesso programado, o pátio evita a formação de filas nas vias públicas e retroáreas do porto.
Entre os dias 21 e 22 de julho, o espaço registrou recorde de acessos, com 2.523 caminhões em 24 horas — número 4% superior ao registrado no mesmo período de 2023.