Porto de Paranaguá é reconhecido como destaque em encontro nacional 30/06/2008 - 15:30

O Porto de Paranaguá recebeu o prêmio “Ronald Herbst Dotta” durante o 23º Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Eneph), realizado em Santos (SP)

O Porto de Paranaguá recebeu na última quinta-feira (26) o prêmio nacional “Ronald Herbst Dotta” como porto destaque no Brasil. A premiação ocorreu durante o encerramento do 23º Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Eneph), realizado em Santos (SP).

O Eneph é o fórum mais antigo das discussões portuárias nacionais e todos os anos é realizado numa cidade diferente para discutir questões importante sobre o futuro dos portos do país. No próximo ano o encontro será em Joinville (SC) e, em 2010, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) ofereceu o Porto de Paranaguá como sede do evento.

“Este prêmio é o reconhecimento pelo que fizemos nos últimos cinco anos. Embora enfrentando resistências, os números dos portos mostram que acertamos. Este prêmio é o reconhecimento do setor portuário, que enfrenta dificuldades como as nossas e, por isso, soube reconhecer nosso sucesso”, declarou o superintendente dos portos, Eduardo Requião.

O diretor administrativo e financeiro da Appa, Daniel Lucio Oliveira de Souza, recebeu a premiação em nome do dirigente, Eduardo Requião. “Este prêmio comprova que os Portos do Paraná estão afinados com o desenvolvimento e crescimento no Brasil. Para nós, receber esta premiação representa mais do que reconhecimento, mas ratifica um trabalho que vem sendo feito nos últimos cinco anos”, disse Souza.

Nos três dias do evento, especialistas do setor portuário palestraram sobre os desafios e preocupações que atingem o setor. Questões como dragagem, gestão ambiental portuária e a revisão da Lei 8.630 foram alguns dos temas abordados.

Categorias - O prêmio “Ronald Herbst Dotta” foi criado em 2006 e leva o nome de um engenheiro e ex-diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo. A viúva do engenheiro, Vera Dotta, entregou as premiações em cinco categorias diferentes.

Além do Porto de Paranaguá, foram premiados o Grupo Libra, na categoria responsabilidade social; o empresário Eike Batista, do Grupo LLX, como personalidade do ano; a Bandeirantes Dragagem, na categoria fidelidade, e a revista Trade in Transport, na categoria veículo de comunicação.