Porto de Paranaguá é destaque em palestra no Fórum Sul Brasileiro de Inovação 29/11/2023 - 16:09

Além de apresentar as ações socioambientais e operacionais, a Portos do Paraná participou do painel sobre destinos turísticos e destacou a vinda da temporada de cruzeiros ao estado

O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, apresentou as ações e investimentos no Porto de Paranaguá durante o Fórum MARÍTIMO23/Sul Brasil, realizado nesta quarta-feira (29), em Florianópolis (SC). O evento tem como objetivo principal apresentar à sociedade sul brasileira os cases de sucesso e inovações nos setores marítimos, portuários, náutico, naval e pesqueiro.

“Foi oportunidade única para falar sobre a importância econômica do porto para a Cidade Mãe do Paraná, que é Paranaguá, e contar como revolucionamos a relação porto e cidade”, afirmou Pioli.

Desde 2013, milhares de pessoas do litoral paranaense já foram beneficiadas pelos programas socioambientais da Portos do Paraná. Atualmente, são mais de 20 projetos ambientais permanentes, além de obras sociais realizadas como a entrega de sete trapiches e a previsão de construção de mais seis para as comunidades locais.

“Também apresentamos as inovações e benefícios que o novo Moegão vai trazer para a operação portuária e a toda população, com a diminuição das travessias ferroviárias nas vidas urbanas”, destacou o diretor. Com investimento previsto de R$ 592 milhões, o Moegão é um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos, que promete um ganho de 63% na capacidade de desembarque de carga.

Cruzeiros em Paranaguá

O diretor participou ainda do painel “Destinos Turísticos do Brasil”, com presença do secretário de Estado do Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva; o fundador e presidente da Brasilcruise, Cadu Bueno e o deputado estadual Emerson Stein, criador da “Frente Parlamentar em Apoio ao Turismo Marítimo de Navios de Cruzeiros”, na Assembleia Legislativa de SC.

A partir do dia primeiro de dezembro, o porto de Paranaguá receberá a primeira temporada de cruzeiros no estado do Paraná. Milhares de turistas são esperados no litoral, onde poderão embarcar e desembarcar pelo porto paranaense.

GALERIA DE IMAGENS