Porto de Paranaguá divulga ampliação de calado para navios porta-contêineres 12/11/2025 - 10:14
Com a nova medida, os navios poderão receber 400 TEUs a mais a cada atracação
Os navios porta-contêineres estão saindo ainda mais carregados do Porto de Paranaguá após a autorização dos órgãos competentes para o aumento de calado, que passou de 12,8 para 13,3 metros nos berços 216 e 218. O calado é a distância entre a superfície da água e o ponto mais profundo da embarcação, conhecido como quilha.
“Com este aumento, queremos estimular a chegada de mega-navios, como os de 366 metros de comprimento, que poderão sair de Paranaguá ainda mais carregados”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
A ampliação do calado foi aprovada pela praticagem e pela Marinha do Brasil, e a liberação foi publicada na primeira semana de novembro pela Portos do Paraná, por meio da Portaria nº 224/2025 da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência.
Estima-se que, com 50 centímetros a mais de calado, aproximadamente 400 TEUs — unidade equivalente a um contêiner de 20 pés ou seis metros de comprimento — adicionais de contêineres cheios possam ser transportados por navio. A medida representa uma vantagem competitiva para os operadores, que passam a movimentar mais carga sem acréscimo de custos.
As obras de derrocagem, concluídas no ano passado, e os investimentos contínuos em dragagem realizados pela empresa contribuem para os sucessivos avanços no aumento de calado.
Canal de acesso
Em outubro, foi realizado o leilão para a concessão do canal de acesso aos portos paranaenses. Entre as melhorias previstas está a ampliação do calado para 15,5 metros nos cinco primeiros anos da concessão, e a manutenção desse parâmetro até o final do contrato. O Consórcio Canal da Galheta Dragagem — formado pelas empresas FTS Participações Societárias S.A., Deme Concessions NV e Deme Dredging NV — foi o vencedor do leilão.
A concessão também prevê um desconto de 12,63% na taxa Inframar, paga pelas embarcações para acessar os portos. A arrendatária só passará a receber a tarifa completa — e poderá solicitar ajustes gradativos — após cumprir o cronograma de melhorias estipulado no edital e no contrato de concessão.
O consórcio terá ainda o compromisso de realizar estudos e levantamentos hidrográficos, dragagem, derrocagem, sinalização e outras ações de manutenção e modernização do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. O investimento previsto é de R$ 1,23 bilhão, a ser executado nos cinco primeiros anos do contrato, que terá vigência de 25 anos.
Crescimento constante
A última atualização da Norma de Tráfego ocorreu em setembro, quando a Portos do Paraná divulgou o aumento de calado para navios de granéis sólidos, como soja em grão, farelo, milho e açúcar.
A Portaria nº 188/2025 passou a valer no dia 17 de setembro, abrangendo os berços 201, 202, 204, 209, 211, 212 e 213 do Porto de Paranaguá. A medida foi possível após a remoção da ponta da Pedra da Palangana e a revisão da sinalização do Canal de Acesso, com base em simulações de manobras que garantiram segurança às embarcações no momento da saída do cais, sem restrições de maré ou corrente.



