Plano e Mapa Estratégico 2022-2027 são aprovados pelo Conselho de Administração 23/12/2021 - 15:21

O Conselho de Administração (CONSAD) da Portos do Paraná aprovou o Plano e o Mapa Estratégico 2022-2027. O documento que traça os objetivos a médio prazo da empresa pública foi capitaneado pela Gerência de Planejamento Estratégico (GPLANES) com o apoio de todos os setores e diretorias da organização. Com a aprovação, a instituição passa a contar pela primeira vez com um amplo estudo que vai balizar as principais decisões para os próximos anos.

“Gostaria de parabenizar o trabalho, o Mapa Estratégico, em especial, achei muito bacana, bem abrangente, bem resumido e bem direto e claro. Isso não é em todo mapa estratégico que enxergamos”, elogiou Diogo Piloni, presidente do CONSAD e Secretário Nacional de Portos do Ministério da Infraestrura.

Para ele, um documento como esse muda o paradigma de uma empresa. “O trabalho é um início de internalizar uma cultura de gerenciamento de projetos e no médio prazo traz muitos benefícios para a Instituição”, avaliou Piloni.

Segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o trabalho é fruto da mobilização de toda a empresa. “Foi um trabalho interno em que se mobilizou toda a equipe, todas as diretorias e não só os diretores, mas também o corpo funcional se debruçou sobre o trabalho para que a gente chegasse nesse momento, nesse Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos”, destacou.

Na visão dele, a aplicação de uma visão de instituição privada numa empresa pública deverá trazer muito benefícios. “Se criou um instrumento muito robusto com uma metodologia muito consolidada no mercado privado e trouxemos essa cultura para a nossa empresa e temos a satisfação de apresentar essa organização do Porto para os próximos anos e com uma visão clara de onde queremos chegar”, analisou.

O gerente de Planejamento Estratégico, Honorato Chudson, explica como se deu o trabalho. “Usamos o Balanced Scorecard (BSC) que foi desenvolvido para o setor privado, posteriormente adaptado para o setor público e verificamos que para o setor portuário seria necessário uma outra avaliação e a gente conseguiu fazer essa adaptação com um método novo aplicado a complexidade do setor portuário”, revelou Honorato.

O Mapa Estratégico apresenta novidades para a Portos do Paraná em Missão, Visão e Valores; Análise SWOT; Plano de Negócios; Objetivos Estratégicos; Projetos Estratégicos e Indicadores Institucionais.