Pátio de Triagem sofrerá novas melhorias num investimento de R$ 8,6 milhões 05/11/2008 - 14:40

O local, que é passagem obrigatória dos caminhões que chegam ao Porto de Paranaguá carregados com grãos, também ganhará o “Parque do Caminhoneiro”

O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá passará por uma série de obras que irão revitalizar o espaço dedicado aos caminhoneiros. A área interna por onde trafegam diariamente uma média de mil carretas receberá mais de R$ 8,6 milhões em benfeitorias que irão melhorar ainda mais a vida de quem utiliza o local. Além disso, será criado no local o “Parque dos Caminhoneiros”. Os editais de licitação das obras já foram publicados e a abertura das propostas se dará nos dias 4 e 8 de dezembro.

O projeto da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) prevê a recuperação e substituição da pavimentação no trajeto percorrido pelos caminhões, além de nova iluminação e revitalização dos canteiros centrais. Está prevista também a construção de muros e cercas para ampliar a segurança no local. A área destinada à Claspar também receberá melhorias, como pintura da sede onde são feitas as classificações dos grãos.

Os recursos próprios disponibilizados pela Appa serão aplicados, ainda, na construção de receptivo aos caminhoneiros e suas famílias, com acesso à internet, telefone e fraldário para os motoristas que levam seus filhos nas viagens. A entrada e a saída dos caminhões também passarão por mudanças, com a construção de novo portal, com seis cancelas.

Parque - As melhorias no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá começaram a ser realizadas há mais de três anos, quando as antigas cantinas deram espaço a conjuntos comerciais padronizados. Os antigos proprietários ocupavam irregularmente as cantinas usando-as como residência e comércio de produtos ilegais. A venda de bebidas alcoólicas e o jogo em cassinos clandestinos eram rotina.

Com a iluminação e a segurança restabelecidas, o Pátio de Triagem passou a ser freqüentado pelas famílias dos caminhoneiros e, por isso, a cada ano cresce o número de motoristas que têm a companhia de suas esposas e filhos. Pensando nessa nova realidade, a Appa planejou a construção do “Parque do Caminhoneiro”. A área de 35 mil m² terá lago, quiosques, churrasqueiras, sanitários e espaço para caminhada



Desenho da nova entrada do pátio de triagem

Desenho do novo receptivo aos caminhoneiros e suas famílias, com acesso à internet, telefone e fraldário

Desenho do “Parque do Caminhoneiro”. A área de 35 mil m² terá lago, quiosques, churrasqueiras, sanitários e espaço para caminhada